Desvendando a gravidade quântica: novas descobertas a partir dos dados do IceCube e Fermi

Pesquisa revolucionária aponta para evidências preliminares de um modelo de gravidade quântica, segundo análises dos telescópios IceCube e Fermi

Ilustração do Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi
Ilustração do Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi (Foto: Ilustração do Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi. Crédito: NASA/Fermi e Aurore Simonnet, Sonoma State University)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em um estudo publicado na revista Nature Astronomy, uma equipe de pesquisadores das Universidades de Nápoles "Federico II", Wroclaw e Bergen investigou um modelo de gravidade quântica de propagação de partículas no qual a velocidade de partículas ultrarrelativísticas diminui à medida que a energia aumenta. Este efeito é esperado ser extremamente pequeno, proporcional à relação entre a energia da partícula e a escala de Planck, mas quando observamos fontes astrofísicas muito distantes, pode se acumular a níveis observáveis.

Os pesquisadores usaram explosões de raios gama observadas pelo telescópio Fermi e neutrinos de ultra-alta energia detectados pelo Observatório de Neutrinos IceCube. Eles testaram a hipótese de que alguns neutrinos e algumas explosões de raios gama podem ter uma origem comum, mas são observados em momentos diferentes como resultado da redução dependente da energia na velocidade.

continua após o anúncio

'Ao combinar dados do IceCube e Fermi, encontramos evidências preliminares que suportam modelos de gravidade quântica que prevêem esse efeito. Este é um marco significativo na pesquisa de gravidade quântica, pois é a primeira vez que tal nível de evidência estatística favorável à gravidade quântica é encontrado,' afirma o autor correspondente, o Professor Giovanni Amelino-Camelia da Universidade de Nápoles, em nome da equipe.

'Embora esses resultados sejam preliminares, eles fornecem uma base sólida para investigações mais detalhadas à medida que continuamos a coletar dados de nossos telescópios de raios gama e neutrinos. Mesmo se os dados futuros não confirmarem este efeito, nossas descobertas ainda forneceriam limites rigorosos sobre os parâmetros de modelos relevantes, o que já representaria um passo raro e notável para a pesquisa de gravidade quântica,' acrescenta Amelino-Camelia.

continua após o anúncio

Para mais informações: Giovanni Amelino-Camelia et al, 'A Gravidade Quântica poderia diminuir a velocidade dos neutrinos?', Nature Astronomy (2023). DOI: 10.1038/s41550-023-01993-z. www.nature.com/articles/s41550-023-01993-z

Citação: 'Desvendando a Gravidade Quântica: Novos Resultados a partir dos Dados do IceCube e Fermi' (12 de Junho de 2023) recuperado em 13 de Junho de 2023 de https://phys.org/news/2023-06-unveiling-quantum-gravity-results-icecube.html

continua após o anúncio

Com informações de Phys.org.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247