Crocodilo Cassius de 120 anos supera expectativas de longevidade e segundo especialistas, ainda tem anos de vida pela frente

O antigo crocodilo de 18 pés de comprimento - o maior do mundo vivendo em cativeiro - é saudável, mas ocasionalmente exibe sinais de trauma de sua juventude na natureza.

Cassius, o crocodilo que vive em cativeiro na Austrália, completou recentemente 120 anos. Especialistas acreditam que ele ainda tem muitos anos pela frente.
Cassius, o crocodilo que vive em cativeiro na Austrália, completou recentemente 120 anos. Especialistas acreditam que ele ainda tem muitos anos pela frente. (Foto: Habitat de Crocodilos Marineland Melanesia)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Conhecido por ser o maior crocodilo vivendo em cativeiro com 5,5 metros de comprimento, Cassius tem sido um espécime de grande interesse para a comunidade científica. Durante sua recente avaliação de saúde anual, os especialistas concluíram que o crocodilo está "feliz e saudável" e tem "muitos anos pela frente".

"Cassius é um belo e magnífico garoto", disse Sally Isberg, diretora-geral do Centro de Pesquisa de Crocodilos na Austrália, que liderou a avaliação.

continua após o anúncio

A idade exata do crocodilo é incerta, assim como o tempo de vida que um crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus) pode ter. "Minha suposição educada é que a vida máxima para os crocodilianos como um grupo está na faixa de 100-120 anos, mas só atingiriam essas idades em cativeiro", disse Adam Rosenblatt, professor assistente de biologia na Universidade do Norte da Flórida.

Cassius passou mais de 35 anos no Parque de Crocodilos Marineland na Ilha Verde. Ele foi capturado em uma fazenda de gado em 1984, após atacar o gado. Os pesquisadores acreditam que ele vivia na natureza por até 80 anos antes de ser capturado.

continua após o anúncio

Os cuidadores notaram que Cassius fica apreensivo quando maquinário é usado em seu entorno, sugerindo que ele possa ter sofrido traumas durante seu tempo na natureza. Isso é especialmente notável com ruídos altos de equipamentos e máquinas perto de seu recinto.

O crocodilo, que estava com a ponta do focinho faltando quando foi capturado, é extremamente sensível ao som e às vibrações, como as produzidas por um motor de barco. Isberg acredita que os motores dos barcos podem ter causado irritação adicional, levando Cassius a atacar.

continua após o anúncio

Agora, em cativeiro, Cassius parece ser "um menino feliz e saudável", segundo Isberg. O crocodilo antigo passará por outra avaliação no próximo ano. Os cuidadores garantirão que Cassius receba luz solar suficiente para se manter saudável, limpando a copa das árvores sobre seu recinto.

"Um crocodilo livre de estresse geralmente vai se auto curar de qualquer ferida e ficar livre de doenças, pois eles têm um sistema imunológico mais forte do que os crocodilos estressados", disse Scott.

continua após o anúncio

Os resultados e conclusões desta pesquisa continuam sendo de grande interesse para a comunidade científica, que acompanhará atentamente a evolução do Cassius nos próximos anos.

Com informações de Livescience.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247