Crise do papel: é a vez da Newsweek

Criada há quase 80 anos, revista deixará de ser impressa no início de 2013; publicação americana alega problemas financeiros e irá se restringir à internet

Crise do papel: é a vez da Newsweek
Crise do papel: é a vez da Newsweek (Foto: REUTERS/Carlo Allegri )


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Opera Mundi - A revista semanal de informação Newsweek, uma das mais importantes dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (18/10) que deixará de ser impressa após quase 80 anos de história. A partir do ano que vem, a publicação se limitará à sua versão online.

Lançada em 17 de fevereiro de 1933, foi desde então uma das vozes mais importantes do noticiário norte-americano e internacional. A última edição chega às bancas no dia 31 de dezembro.

Em 2003 a tiragem da revista era de quatro milhões de exemplares semanais. No entanto, seguindo a tendência de outras publicações impressas, o veículo passou a enfrentar sérios problemas financeiros com a expansão das mídias digitais. Na primeira metade deste ano, não conseguiu imprimir mais de 1,5 milhão de exemplares.

continua após o anúncio

A editora do jornal The Washington Post comprou a publicação em 1961, mas decidiu vendê-la ao site jornalístico The Daily Beast, em novembro de 2010, pelo valor simbólico de um dólar. O novo portal se chamará Newsweek Global, e buscará ampliar seu público por meio de investimentos em recursos de tablets e smartphones.

De acordo com Tina Brown e Babba Shetty, executivos do Daily Beast, o site recebe atualmente 15 milhões de visitas mensais, isto é, 70% a mais que o registrado há um ano.

continua após o anúncio

"Continuamos comprometidos com a Newsweek e com o jornalismo que ela representa", acrescentaram Tina e Shetty, que enfatizaram que não foi uma decisão baseada na qualidade da informação da revista, mas nos "desafios econômicos" da empresa.

Abandonar o papel é "extremamente difícil" mas, enquanto a publicação caminha para seu 80º aniversário em 2013, "devemos sustentar o jornalismo que dá à revista seu propósito e embarcarmos em um futuro digital", concluíram.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247