Coxa Capital

Turbinada pelo investidor Eduardo Rocha Azevedo, o Coxa, Carta Capital contrata

Coxa Capital
Coxa Capital (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Notabilizada por defender cegamente o “lulismo”, a revista Carta Capital, de Mino Carta, tem feito um chamado de mercado a jornalistas: refere, na mais pública das luzes, que vai ampliar o seu quadro de jornalistas em pelo menos 30%, a partir de janeiro de 2012.

Postulantes aos novos cargos têm sido informados que a dinheirama injetada na redação veio de “um grande investidor”. E ponto final. Desta vez, não é dinheiro italiano, ou de autarquias petistas: o novo investidor da Carta Capital é ninguém menos do que Eduardo Rocha Azevedo, presidente do Jockey Club e sexagenário investidor da Bolsa de Valores de São Paulo, derrisoriamente conhecido como “Coxa”. Um dos braços direitos de Luiz Gonzaga Belluzzo, sócio da revista, Coxa é o pai da ideia de que contratar pelo menos mais 20 novos jornalistas pode aumentar o poder de fogo da revista predileta de Lula.

Há três anos, Rocha Azevedo fez uma montanha de dinheiro ao ter vendido a sua corretora Convenção para o grupo britânico Tullett Prebon. Nos anos 80, ele e o investidor Naji Nahas foram protagonistas de um dos maiores escândalos já ocorridos no mercado nacional. Em 1989, quando Nahas já havia transferido suas operações para o Rio de Janeiro, uma mudança nas regras de liquidação dos papéis, decidida por Rocha Azevedo, causou a quebra não apenas do seu rival como da própria bolsa do Rio. Anos depois, Nahas foi inocentado pela Justiça e entrou com ação indenizatória contra a Bovespa – e o veredito final ainda não foi dado. Nahas também ainda não teve seus bens, confiscados pela PF na Operação Satiagraha, devolvidos pela Justiça.

continua após o anúncio

Rocha Azevedo também foi um dos fundadores da Bolsa de Mercadorias & Futuros, a BM&F. A venda de sua corretora Convenção lhe rendeu algo como US$ 35 milhões, e é daí que vem o investimento na revista de Mino Carta. “Coxa” também investiu parte da grana em outros negócios, como a Faculdades de Campinas, que tem entre os sócios o mesmo economista Luiz Gonzaga Belluzzo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247