Concessão da TV Globo vence em 1 ano e Bolsonaro pode impor dificuldades para renovação

"Não vai ser perseguição. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho para vocês nem para ninguém”, disse Bolsonaro no passado em recado à emissora

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | Alan Santos/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A concessão pública da TV Globo vence daqui um ano - em 5 de outubro de 2022 - e Jair Bolsonaro está agora apto a decidir sobre a renovação ou não da autorização de funcionamento do canal da emissora da família Marinho.

Certa vez, Bolsonaro sinalizou que poderia impor dificuldades para a renovação da concessão. "Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá, no processo de renovação da concessão de vocês. Não vai ser perseguição. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho para vocês nem para ninguém”.

continua após o anúncio

Para ter a licença renovada, a Globo, assim como qualquer outra emissora, precisa apresentar sua situação fiscal regularizada, além de mostrar sustentabilidade econômica e condições de realizar suas operações de transmissão.

Pela Constituição, o presidente da República não pode, sozinho, suspender ou cancelar a concessão de uma TV. Ele precisa do apoio de dois quintos do Congresso Nacional. 

continua após o anúncio

Mesmo com a aprovação pelos parlamentares, a emissora pode recorrer à Justiça, podendo seguir funcionando até que uma decisão final fosse tomada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro, porém, pode complicar o processo de renovação da Globo por meio do Ministério das Comunicações, recusando documentos e a solicitação de novas garantias.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247