Colunista americano critica Wall Street Journal por disseminar teoria falsa sobre origem do novo coronavírus

Em um artigo divulgado no Los Angeles Times, o famoso colunista norte-americano e ganhador do Prêmio Pulitzer Michael Hiltzik desmonta reportagem do Wall Street Journal que dissemina a teoria de que o vírus foi resultado de um acidente de laboratório chinês

Michael Hiltzik, coronavírus
Michael Hiltzik, coronavírus (Foto: Divulgação | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - Em um artigo divulgado no dia 8 no website do diário Los Angeles Times, o famoso colunista norte-americano e ganhador do Prêmio Pulitzer Michael Hiltzik criticou o Wall Street Journal, que continua a disseminar a teoria falsa de que a pandemia do novo coronavírus foi resultado de um acidente do laboratório chinês.

“O Wall Street Journal se tornou recentemente o centro onde produz a teoria de vazamento”, disse Hiltzik, ao criticar uma reportagem publicada no diário no dia 5. Segundo ele, os dois autores do artigo, que alegaram descobrir em quatro teses “fortes provas” para que o novo coronavírus fosse um resultado artificial, não receberam nenhuma formação profissional de virologia. Um deles estuda física, enquanto o outro vem de uma farmacêutica especializada em doenças de glândulas mamárias.

continua após o anúncio

Uma das teses citadas pelo Wall Street Journal vem da revista Cell. O colunista Hiltzik contatou o autor da tese, que assinalou que ela “não forneceu nenhuma indicação para localizar a origem do vírus” e que os dois autores da reportagem descrevem erroneamente o resultado da sua pesquisa.

Das três teses restantes, no entanto, uma é o relatório de pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) no início da pandemia, e a segunda é baseada nos dados da gripe da cidade de Wuhan na segunda metade de 2019. A última tese, divulgada em março de 2020, diz claramente que “não acreditamos em nenhuma suposição que sustente a origem do laboratório”.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247