Chico Pinheiro diz que Ortega é "ditador que traiu a revolução sandinista"

Jornalista se soma ao coro dos que criticam o presidente da Nicarágua

Chico Pinheiro
Chico Pinheiro (Foto: Reprodução/Twitter/@revistaforum)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O jornalista Chico Pinheiro, conhecido por suas posições de esquerda, se somou ao coro daqueles que têm criticado o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e o chamou de ditador que traiu a revolução sandinista:

A Revolução Sandinista foi um processo político e social que ocorreu na Nicarágua entre 1978 e 1990, liderado pelo grupo Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN). O objetivo da revolução era derrubar a ditadura da família Somoza, que governava o país desde 1936, e construir uma sociedade socialista democrática.

A revolução teve início em 1978 com uma série de protestos populares contra a ditadura somocista. O FSLN liderou a luta armada contra o governo, que culminou em uma ofensiva final em 1979 que levou à queda de Anastasio Somoza Debayle, o último ditador da família Somoza.

continua após o anúncio

Após a vitória da revolução, o FSLN formou um governo que implementou diversas políticas sociais e econômicas progressistas, incluindo reforma agrária, nacionalização de empresas e serviços públicos, educação gratuita e universal, assistência médica e habitação para os mais pobres (artigo escrito com uso de inteligência artificial).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247