Canais bolsonaristas repercutem fake news de que Lula não seria candidato em 2022

A declaração do ex-presidente de que gostaria de ser “cabo eleitoral” de fato foi dita em abril de 2020 em entrevista ao jornalista Leonardo Sakamoto, mas antes de ele ter tido autorização judicial para sair candidato

Leonardo Sakamoto e Lula
Leonardo Sakamoto e Lula (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Circula nas redes sociais - especialmente em grupos bolsonaristas - uma fake news que tenta passar a notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não será mais candidato a presidente em 2022.

O vídeo foi publicado nesta quarta-feira (3) no canal bolsonarista “Os bastidores de Brasília, por Emílio Kerber”, com o título “URGENTE: Lula não se candidatará em 2022 à Presidência” e reproduzido também em outros veículos bolsonaristas e reprodutores de mentira, como o Jornal da Cidade Online. 

continua após o anúncio

A declaração de Lula é real e faz parte de uma entrevista concedida por ele ao jornalista Leonardo Sakamoto, do UOL, em abril de 2020. Nela, o petista defende que o PT “tenha outro candidato” e que prefere ser “um bom cabo eleitoral”, que “ajude a eleger alguém que tenha compromisso com os trabalhadores”.

No entanto, na ocasião, Lula ainda não havia obtido autorização judicial para sair candidato, devido aos processos pelos quais responde. Diversas vezes depois desta entrevista, Lula se colocou à disposição para ser candidato a presidente. A fake news usa uma tática já bastante conhecida: a de usar uma declaração verdadeira, porém antiga, como se fosse atual.

continua após o anúncio

A publicação acontece dias depois das fake news da extrema direita veiculadas pela TV Record contra o ex-presidente Lula e o PT. O partido acionou a Justiça após o episódio.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247