Brasil, terceiro do mundo em spams

Em trs meses, o pas teve um aumento de 1,61% no envio de mensagens indesejadas; o Hotmail o servio de e-mail preferido pelos spammers no mundo, segundo levantamento da AVG Community Powered Threat



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Brasil se mantém como o terceiro país que mais envia spams no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia. No terceiro trimestre de 2011, a internet brasileira teve um aumento de aproximadamente 1,61% no envio de mensagens eletrônicas enviadas sem solicitação, na comparação com o segundo trimestre do ano. 

De acordo com levantamento realizado pela AVG Community Powered Threat, publicado nesta terça-feira, no segundo trimestre de 2011, o Brasil era responsável pelo envio de 3,8% de spams no mundo. Já nos três meses seguintes, esse número pulou para 5,41%. Os EUA lideram com 35,11% e a Índia fica em segundo lugar, com 5,48%.

A língua Inglesa é a mais recorrente no conteúdo das mensagens – 68,45% dos spams enviados são em inglês. Já a língua portuguesa é a terceira mais utilizada no envio de mensagens indesejadas – está presente em 2,27% dos e-mails indesejados. A AVG também informou que 18,56% dos spams foram enviados em idiomas desconhecidos, geralmente fruto de más traduções, em que vários idiomas aparecem misturados 

continua após o anúncio

Detalhes

O domínio mais usado pelos emissores de spam, conhecidos como spammers, é o serviço de e-mail da Microsoft – o Hotmail representa 3,54% dos envios. O encurtador mais utilizado por usuários mal intencionados é o bit.ly. O ataque mais utilizado pelos spammers no terceiro trimestre do ano foi o “Rogue Scanner”, que ocupou 27,95% das mensagens. A ameaça consiste em páginas com programas falsos, que prometem escanear o computador do usuário para a remoção de vírus, mas, em vez disso, instala no equipamento um malware (software malicioso).

continua após o anúncio

Na sequência aparece os Blackhole Exploit Kit, em 16,74% das mensagens. São páginas que contêm scripts que também instalam malwares no PC. No terceiro lugar da categoria quantidade estão as páginas de engenharia social, com 12,82% de incidência. Elas usam temas em vogal para fazer o usuário acessá-la e, assim, instalar programas maliciosos. Fechando a lista de maior incidência estão os spams de fármacos (9,26%).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247