As curiosas homenagens do Google
Conhea como comearam as homenagens do Google em datas comemorativas; nesta segunda-feira, a companhia celebra o aniversrio de Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Quem prestou atenção na página principal do Google nos últimos dias reparou em algumas homenagens feitas pelo gigante das buscas. No último dia 12, a empresa criou um logo animado para o aniversário de 50 anos da primeira viagem ao espaço, realizada pelo astronauta russo Yuri Gagarin. Os 122 anos do nascimento de Charles Chaplin, completados no último sábado 16, também não passaram batido: o Google produziu um vídeo com o personagem Carlitos em uma interação com o nome da empresa. Nesta segunda-feira, para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, o Google Brasil colocou um logotipo em referência a um dos escritores mais influentes na área, Monteiro Lobato.
Os Doodles, como são chamados esses curiosos e divertidos logos, não são de agora. O primeiro foi criado em 1999 pelos fundadores da companhia, Larry e Sergey, que brincaram com a logomarca para marcar presença no festival Burning Man, que acontece no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. À época, foi feito um desenho de uma pessoa atrás da segunda letra “o” da palavra Google. O segundo foi criado em 2000, pelo estagiário Dennis Hwang, para o Dia da Queda da Bastilha. Os fundadores ficaram tão contentes com o resultado que o nomearam como doodler-chefe do Google. Desde então, estas homenagens se tornaram um acontecimento regular na página inicial do site. Conforme define a própria empresa, os Doodles são uma forma de mostrar o perfil inovador da companhia.
Uma homenagem que vale ser destacada é a comemoração dos 30 anos de existência do game Pac-Man, ou Come-come, para os brasileiros, em maio de 2010. No lugar do logo, a empresa reproduziu o jogo, em formato maior. Os internautas gastaram tanto tempo nesta brincadeira que a produtividade nas empresas foi seriamente abalada. Um levantamento divulgado pela ferramenta Rescue Time, que mede o tempo gasto na Internet, calculou um prejuízo de US$ 110 milhões por causa dos funcionários que ficaram jogando o dia todo e, consequentemente, trabalhando menos.
A graça destas efemérides – como chamamos as datas comemorativas – é o fato de não serem apenas os feriados e celebrações mais conhecidas por todos, nem números arredondados de comemorações – prova disso são os 122 de Chaplin. No lugar disso, os Doodles marcam uma grande variedade de eventos e aniversários, vezes mundiais, vezes nacionais. Atualmente, a empresa tem uma equipe de designers exclusiva para a criação desses logos, que certamente deixa o dia dos internautas mais divertido.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247