Após onda de ataques a escolas no Brasil, Lula diz que G20 deve discutir combate a fake news e ódio nas redes sociais

"Precisamos discutir como a gente vai cuidar das plataformas digitais, que não têm nenhuma responsabilidade com fake news, com a transmissão de ódio", disse o presidente

Lula na cerimônia que marca 100 dias de seu governo - 10/04/2023
Lula na cerimônia que marca 100 dias de seu governo - 10/04/2023 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Lula (PT) sugeriu neste domingo (16) que o G20 aborde o combate às fake news e discursos de ódio em plataformas digitais em suas próximas reuniões. O G20 é composto pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia. 

 "No Brasil nós estamos tendo violência nas escolas, em creches. E nós precisamos discutir no G20 como é que a gente vai cuidar das plataformas digitais, que não têm nenhuma responsabilidade com fake news, com a transmissão de ódio, com verdadeiras práticas terroristas através de uma rede digital, que de social tem muito pouco hoje. A minha inquietação é que a gente faça uma reunião de temas que estão na ordem do dia", declarou o presidente segundo o jornal O Globo.

continua após o anúncio

>>> Lula defende mediação conjunta com China e Emirados Árabes para o fim da guerra na Ucrânia

O governo brasileiro tem enfatizado a necessidade de regulamentar as redes sociais, especialmente depois de diversos ataques a escolas ocorridos em um intervalo de menos de um mês. Na semana passada, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria que estabelece diretrizes para a ação das plataformas de redes sociais em relação à veiculação de conteúdos violentos nesses ambientes. A medida prevê sanções, incluindo a suspensão das atividades das empresas, caso não atuem para combater a disseminação desse tipo de discurso.

continua após o anúncio

Durante a entrevista coletiva em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Lula também destacou a importância de discutir no G20 outros temas globais, como a inflação, a taxa de juros e a violência.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247