Aplicativo do Facebook cria lista de inimigos do usuário

Enemygraph surge como crtica positividade imposta pela rede social

Aplicativo do Facebook cria lista de inimigos do usuário
Aplicativo do Facebook cria lista de inimigos do usuário (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fillipe Mauro _Opera Mundi - A partir de agora os usuários do Facebook terão acesso a um novo aplicativo que promete estremecer a política de boa vizinhança promovida pela maior rede social do mundo.

Em lugar de apenas agregar amizades e “curtir” o conteúdo que outras pessoas compartilham, pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, desenvolveram uma alternativa radical: declarar publicamente sua lista de inimigos.

continua após o anúncio

É assim que funciona o Enemygraph, um app com o qual o usuário do Facebook elenca inimigos em seu próprio perfil ou na lista de amigos de outras pessoas. Com ele, os membros da rede social podem até mesmo se declarar inimigos de figuras públicas e instituições que reprovam.

continua após o anúncio

A motivação para o projeto foi sociológica, alegam seus idealizadores. Em entrevista ao portal norte-americano Huffington Post, Harrison Massey, um dos estudantes envolvidos na iniciativa, disse acreditar que “o Facebook possui uma positividade artificial um tanto quanto imposta”. Ele disse acreditar "que é saudável falar que você não gosta de alguma coisa, que alguém é seu inimigo, porque assim você pode criar um diálogo e agregar desgostos comuns das pessoas”.

continua após o anúncio

Mas Dean Terry, coordenador do projeto, ressalva que o objetivo do programa “não são indivíduos, mas sim elementos da cultura comum”. Até agora, os inimigos mais populares do aplicativo são a linha do tempo do Facebook, o ex-presidente norte-americano George Bush e o cantor pop Justin Bieber.

Depois de seu lançamento no último dia 15 de março, o EnemyGraph foi amplamente repercutido na imprensa norte-americana e, hoje, conta com mais de 20 mil assinaturas. A recepção do público foi tamanha que o grupo de pesquisadores foi obrigado a substituir o servidor do app para melhor acomodar sua nova, e volumosa, audiência.

continua após o anúncio

Em 2010, o Facebook chegou a cogitar a inserção de um botão “não curtir” para os usuários que utilizassem o navegador Mozilla Firefox. Até agora, a ideia não foi aplicada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247