Ameaça golpista de Bolsonaro visa expandir seu eleitorado, diz Bruno Boghossian

"Tudo indica que ele explora o golpismo como uma ferramenta para fortalecer sua base radical e até expandir seu eleitorado”, avalia o jornalista Bruno Boghossian

Bolsonaro discursa em ato, em Brasília, em que manifestantes pediam intervenção militar
Bolsonaro discursa em ato, em Brasília, em que manifestantes pediam intervenção militar (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Bruno Boghossian avalia que apesar de grande parte dos eleitores de Jair Bolsonaro enxergarem que a principal característica negativa do chefe do Executivo é a de não ser um democrata, “essa parcela do eleitorado mantém seu apoio e se mostra inclinada a ficar a seu lado mais uma vez em 2022”. 

“A campanha crescente de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas, os ataques a ministros do Supremo e a ameaça aberta à realização de eleições sugerem que o presidente não tem medo de perder votos por suas tendências antidemocráticas. Ao contrário, tudo indica que ele explora o golpismo como uma ferramenta para fortalecer sua base radical e até expandir seu eleitorado”, escreve Boghossian em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo. 

continua após o anúncio

“Alguns institutos de pesquisa detectaram nos últimos meses um aumento da desconfiança sobre as urnas eletrônicas, o que indica o potencial de convencimento de Bolsonaro. O presidente aproveita para somar às falsas suspeitas de fraude um discurso antipetista e antissistema, com o objetivo de recuperar eleitores que se desgarraram de seu campo desde a última disputa”, observa. 

“Numa ironia do destino, o discurso radicalizado ainda pode dar um impulso aos números de Bolsonaro e melhorar suas chances de obter um segundo mandato nas mesmas urnas que ele ataca. O risco, nesse caso, é grande: o presidente pode ver seu projeto abertamente autoritário sancionado pelo voto”, afirma Boghossian. 

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247