Ameaça de golpe é o tema dominante nas conversas dos ministros do Supremo e do TSE, diz Merval

Jornalista do Globo aconselha as Forças Armadas a não permitirem a desmoralização da instituição

Bolsonaro com militares, fachada do TSE e urna eletrônica
Bolsonaro com militares, fachada do TSE e urna eletrônica (Foto: Fernando Frazão/ABr | Roque de Sá/Agência Senado | Edilson Rodrigues/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - "O fantasma de um golpe domina as conversas não apenas dos cidadãos comuns, mas ainda mais as dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)", escreve Merval Pereira neste domingo (17) em sua coluna no jornal O Globo.

O jornalista informa que o mais recente temor das autoridades que lidam com os processos eleitorais é a possibilidade de um ataque cibernético inviabilizar a remessa dos resultados de uma ou várias regiões do país para a central do TSE em Brasília. 

continua após o anúncio

Merval chama de "ridícula" a proposta do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio, de votação paralela em cédula de papel, algo superado "técnica e juridicamente (...),  pois o Congresso já a desaprovou, confirmando a validade das urnas eletrônicas". O jornalista enfatiza que "seria fácil criar confusão com esse sistema. Bastaria que muitos, numa atuação coordenada, votassem em um candidato na urna e em outro no papel. Como se controlaria isso? Estaria comprovada a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas?" - questiona.

Merval aconselha as Forças Armadas, que "estão exercendo papel de auxiliar do presidente da República, deixando as funções de Estado", deveriam "sair de fininho dessa discussão, que só está desmoralizando a instituição". 

continua após o anúncio

E conclui: "Fica clara a intenção política dessa manobra, e o Exército não pode ter intenções políticas. Tem que manter a ordem e não incentivar quem quer fazer desordem. É um perigo continuar nessa história, porque o ministério da Defesa não pode aceitar qualquer insinuação a respeito de um golpe."

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247