"A ameaça golpista da extrema direita mundial é tudo menos Tabajara", diz Jamil Chade

"Moraes repete o erro dos últimos anos entre os democratas: rir do suposto amadorismo da extrema direita", diz o jornalista Jamil Chade sobre a declaração do ministro do STF

Marcos do Val, Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
Marcos do Val, Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado | Marcos Correa/PR | LR Moreira/Secom/TSE)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Jamil Chade, afirma, em sua coluna no UOL, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes parece ignorar a real ameaça visando justificar um golpe de Estado, representada pela suposta tentativa por meio de uma gravação ilegal contra ele, como denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). Para Chade, ao qualificar o “ensaio de golpe” de “operação Tabajara”, Moraes “descaracteriza o risco que está envolvido”.

“Se o projeto específico citado pelo senador parece surreal e improvável, é necessário reconhecer que as democracias estão ameaçadas pela existência de um movimento extremamente profissional, sedutor, com muito dinheiro, plano e objetivo. Ao longo dos últimos anos, a extrema direita descobriu como poucos o poder das redes sociais e criou uma verdadeira realidade paralela para levar milhões de pessoas a acreditar que movimentos autoritários podem dar a solução para seus desafios, que são reais”, ressalta Chade. 

continua após o anúncio

Para ele, “a mobilização internacional em defesa da democracia brasileira não tem qualquer relação com a defesa de Lula. O que alemães, franceses ou americanos querem é salvar suas próprias democracias. Deixar o Brasil cair, portanto, representaria um fortalecimento da extrema direita mundial e, portanto, uma maior ameaça para seus próprios sistemas”.

“Chamar uma operação golpista de ‘Tabajara’ não apenas é discriminatório contra um povo ancestral. Numa fala que poderia ser mais um meme, Moraes repete o erro dos últimos anos entre os democratas: rir do suposto amadorismo da extrema direita. A ameaça golpista da extrema direita mundial é tudo menos ‘Tabajara’”, finaliza.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247