247 tecla com Anonymous: "Mais dor de cabeça virá"

Por e-mail, hackers dizem que no sero apenas as instituies financeiras que tero problemas com seus sites neste ano; eles prometem invadir ambientes de companhias areas, empresas de telefonia e operadoras de cartes; "no existe sistema/computador/servidor ou seja l o que for 100% seguro", registrou; exclusivo

247 tecla com Anonymous: "Mais dor de cabeça virá"
247 tecla com Anonymous: "Mais dor de cabeça virá" (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Cassius Oliveira _247 - Hackers começaram a semana tirando os sites de dois grandes bancos do ar. Os clientes de Itaú e Bradesco ficaram alguns minutos sem acesso aos sites oficiais das instituições, os primeiros na segunda-feira, e os últimos nesta terça 31. Tudo anunciado e acompanhado em tempo real pelas redes sociais. E os hackers prometem mais. “Elegemos os cinco maiores bancos do nosso país e estamos atacando um por dia. Essa operação termina na sexta feira, porém temos uma boa noticia (ou não)”, registrou um integrante do grupo em entrevista por e-mail ao 247, que entrou em contato com o Anonymous através do Twitter.

O representante do grupo lembrou que desde o segundo semestre de 2011 o Anonymous ataca sites de governos e empresas estatais. Acrescentou que os ataques têm como objetivo incentivar a população a lutar contra a corrupção e a desigualdade no Brasil. “Nosso principal objetivo é incentivar a grande massa a lutar pelos seus direitos, para poder viver num país com menos desigualdades”, resumiu o porta-voz.

Os ataques são organizados por dois grupos de hackers brasileiros ligados ao grupo global Anonymous, explicou. “Nossos grupos – AntiSecBRTeam e iPiratesGroup – são compostos por poucas pessoas, porém o movimento anonymous é algo universal, não tem líderes, donos... qualquer um pode fazer parte”, explicou. “Nossas atividades não se limitam apenas ao Brasil. Temos entre 25 a 40 anos de idade, quase todos os membros são formados e pós-graduados na área, tivemos nosso primeiro contato com computadores aos 7 anos e não nos limitamos a ser meros usuários”.

continua após o anúncio

A ação dos hackers consiste basicamente em sobrecarregar a quantidade de acessos dos servidores dos sites, o que faz as páginas saírem do ar. E eles fazem questão de tranquilizar a população -- à medida do possível -- em relação aos possíveis danos de suas ações. Sobre a possibilidade de acessar contas de correntistas dos bancos, a posição é firme: “JAMAIS! Nós não queremos dinheiro! Recebemos constantes propostas para dar cursos, fazer 'serviços particulares' e negamos todas! Nós temos emprego e não é da nossa índole apelar para esse tipo de prática criminosa. Todos trabalham honestamente!”.

Empresas

continua após o anúncio

Os grupos de hackers se  mostram organizados e têm até um plano de ataques aos sites das empresas que serão atingidas durante este ano. “Já temos um cronograma de todos os ataques que vamos fazer no ano de 2012. Sendo assim, as companhias aéreas, operadoras de telefonia, operadoras de cartão de crédito, etc, terão dores de cabeça conosco”, avisa o interlocutor do 247.

Por e-mail, o entrevistado de 247 identificado com o Anonymous também ressaltou que o grupo considerou fácil derrubar os sites de grande bancos, e afirmou que não existe, atualmente, um servidor 100% seguro. “Humildemente falando, foi fácil sim! Mas como disse, é uma briga boa! Olha, não existe sistema/computador/servidor ou seja lá o que for 100% seguro! Entendam: Não adianta sistemas, servidores, políticas ou qualquer outra "boa prática" de segurança da informação se tudo isso é gerenciado/operado por seres humanos! Estes são a parte mais vulnerável do processo!”.

continua após o anúncio

Diante das ameaças, alguns bancos, como o Santander, já anunciaram reforço em seus sites para tentar passar ileso pelo ataque dos hackers. “Ficamos sabendo da ameaça de ataques de hackers e estamos monitorando”, disse o presidente do banco espanhol, Marcial Portela.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247