União Europeia quer doar R$ 100 milhões para o Fundo Amazônia

Segundo Ursula Von der Leyen, a União Europeia também pode investir 2 bilhões de euros na produção de hidrogênio verde no Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto - 12.06.2023
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto - 12.06.2023 (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira a intenção de doar 20 milhões de euros, cerca de R$ 100 milhões, para o Fundo Amazônia após reunião na tarde desta segunda-feira (12) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia", disse a chefe da comissão, que lembrou o compromisso feito por Lula de zerar o desmatamento ilegal até 2030, uma meta bem-vista pela Europa. Segundo Von der Leyen, a União Europeia também pode investir 2 bilhões de euros na produção de hidrogênio verde no Brasil.

continua após o anúncio

>>> Lula contesta subsídios europeus e diz que vai manter política industrial à presidente da Comissão Europeia

A presidente da Comissão Europeia disse ainda que a UE deve aumentar ainda mais seus investimentos diretos no Brasil, manifestando a intenção de concluir o acordo do Mercosul com a União Europeia até o fim do ano.

continua após o anúncio

Criado há 15 anos, o Fundo Amazônia tem Noruega e Alemanha entre os principais doadores. O fundo foi paralisado em 2019 pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Em novembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reativação do fundo em um prazo de 60 dias.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247