Tragédia de Mariana: Judiciário determina depósito judicial de R$ 10,3 bilhões de Vale e BHP
O dinheiro vai servir para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco no município de Mariana (MG), onde 19 pessoas morreram
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Justiça Federal determinou que Vale e BHP depositem judicialmente R$ 10,3 bilhões para garantir que todos os programas, projetos e ações em execução pela Fundação Renova incluam os municípios indicados na Deliberação nº 58/2017 do Comitê Interfederativo (CIF). O dinheiro vai servir para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco no município de Mariana (MG), em novembro de 2015, quando 19 pessoas morreram.
De acordo com o portal G1, a decisão atendeu a um pedido de Ministério Público Federal, Ministério Público do Espírito Santo, Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública do Espírito Santo, Defensoria Pública da União e do estado do Espírito Santo.
"Ao longo dos anos, as empresas e a Fundação Renova simplesmente desconsideraram os municípios litorâneos de seus programas. Passados sete anos do rompimento da Barragem de Fundão, a área costeira/litorânea nunca foi atendida por ações de recuperação", apontou um trecho da petição, ajuizada em setembro de 2022.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247