Pistoleiros atiram e incendeiam escola em assentamento rural
Na área onde aconteceu o ataque, também chamada de lote 96, vivem 54 famílias de agricultores
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Homens armados atiraram e incendiaram uma escola em um assentamento rural em Anapu (PA), a 690 quilômetros de Belém, capital do Pará. Na área onde aconteceu o ataque, também chamada de lote 96, vivem 54 famílias de agricultores. A informação foi publicada nesta sexta-feira (19) pelo jornal Folha de S.Paulo.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e lideranças da região afirmaram que a escola foi montada para atender 15 crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
>>> Relatório diz que terras indígenas foram atacadas mais de mil vezes no Brasil em 2021
O Ministério Público Federal no Pará pediu providências da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil do estado.
"O MPF já ajuizou duas ações civis públicas que tratam da tensão no lote 96. Em uma delas, o título apresentado por um fazendeiro que se dizia dono do local foi cancelado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)", disse.
"Na outra, sentença judicial ordenou que o Incra cumprisse etapas do procedimento administrativo para criar um assentamento na área. O assentamento chegou a ser criado no primeiro semestre de 2022, mas posteriormente o ato foi revogado pelo governo federal", acrescentou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247