Órgão da OEA cobra medidas para proteger povo Yanomami por situação de 'extrema gravidade'
A CIDH denunciou a presença de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami, a maior reserva indígena do país em extensão territorial, prejudicando os direitos dos indígenas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH),da Organização dos Estados Americanos, solicitou à Corte Interamericana de Direitos Humanos que intervenha para proteger o povo Yanomami devido a "situação de extrema gravidade e urgência de danos irreparáveis aos seus direitos no Brasil".
A CIDH denunciou a presença de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami, a maior reserva indígena do país em extensão territorial, prejudicando os direitos dos indígenas. Os garimpeiros buscam ouro, cassiterita e outros minérios no território.
É a primeira vez que uma Corte internacional é acionada por parte de um organismo estrangeiro com um pedido para que determine a obrigação do estado brasileiro a agir de forma imediata para proteger os indígenas, segundo o jornalista Jamil Chade, do Uol.
“Cresce a pressão internacional contra o presidente Jair Bolsonaro e contra a ausência de políticas para garantir a vida de indígenas diante da invasão de garimpeiros, muitas vezes estimulada por aliados do Palácio do Planalto”, destaca o colunista.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247