Mundo registrou o dia mais quente em 3 de julho

Até mesmo a Antártida, atualmente em seu inverno, registrou temperaturas anormalmente altas

Calor
Calor (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Segunda-feira, 3 de julho, foi o dia mais quente já registrado globalmente, de acordo com dados do National Centers for Environmental Prediction dos Estados Unidos. A temperatura média global atingiu 17,01 graus Celsius, superando o recorde de agosto de 2016 de 16,92 graus Celsius, à medida que ondas de calor se espalharam pelo mundo.

O sul dos Estados Unidos tem sofrido com uma intensa massa de ar quente nas últimas semanas. Na China, uma onda de calor persistente continuou, com temperaturas acima de 35 graus Celsius. O norte da África tem visto temperaturas próximas a 50 graus Celsius.

continua após o anúncio

E até mesmo a Antártida, atualmente em seu inverno, registrou temperaturas anormalmente altas. A Base de Pesquisa Vernadsky, da Ucrânia, nas Ilhas Argentinas do continente branco, recentemente quebrou seu recorde de temperatura em julho, com 8,7 graus Celsius.

"Este não é um marco que deveríamos comemorar", disse a cientista climática Friederike Otto, do Grantham Institute for Climate Change and the Environment no Imperial College London, no Reino Unido. "É uma sentença de morte para as pessoas e ecossistemas". 

continua após o anúncio

Os cientistas afirmaram que as mudanças climáticas, combinadas com um padrão emergente do El Niño, são as responsáveis por esse recorde. "Infelizmente, isso promete ser apenas o primeiro de uma série de novos recordes estabelecidos este ano, à medida que as emissões crescentes de dióxido de carbono e gases de efeito estufa, juntamente com um evento de El Niño em desenvolvimento, elevam as temperaturas a novos patamares", disse Zeke Hausfather, um cientista de pesquisa do Berkeley Earth, em um comunicado.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247