"Mudanças climáticas podem inviabilizar soja e gado no Brasil", diz professor da USP
O alerta é do professor do Instituto de Física da USP Paulo Artaxo. De acordo com o docente, na região central do país, a temperatura pode subir até 5,5 °C na próxima década. "Esse cenário vai fazer com que áreas onde hoje são produzidas soja e carne possam não ter mais condições de produzir competitivamente daqui a 10, 20, 30 anos", afirma
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo, que também é membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), destaca que a temperatura pode subir até 5,5 °C na próxima década, e as chuvas podem cair 30% até o fim do século.
"Esse cenário vai fazer com que áreas onde hoje são produzidas soja e carne possam não ter mais condições de produzir competitivamente daqui a 10, 20, 30 anos", afirma o estudioso em entrevista à DW Brasil.
"Isso leva o Brasil a ter que repensar que economia nós queremos fomentar. Vamos continuar dependendo do agronegócio? Pode ser um péssimo negócio", acrescenta.
O novo relatório do IPCC, divulgado nesta segunda-feira (09), apontou que, até a próxima década, a temperatura média global deve subir 1,5 °C, estima o IPCC.
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247