Garimpo na Amazônia: autorizações do general Heleno beneficiam empresa autuada pelo Ibama e garimpeiro com dragas

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) liberou o avanço de sete projetos de pesquisa de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira (AM)

(Foto: Carolina Antunes/PR | Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Empresa infratora ambiental será beneficiada pela decisão do general Augusto Heleno de autorizar o avanço de sete projetos de exploração de ouro em uma região praticamente virgem da Amazônia.

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) liberou o avanço de sete projetos de pesquisa de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira (AM). O lugar é conhecido como Cabeça do Cachorro e está no extremo noroeste do Amazonas. Na região vivem 23 etnias indígenas. 

continua após o anúncio

Entre os beneficiados, estarão a SF Paim, que fará pesquisa de ouro em São Gabriel da Cachoeira. A empresa teve uma área interditada pelo Ibama em 31 de julho de 2021, com inclusão na lista de embargos em 2 de setembro. A área fica em Tapauá (AM).

Décio José Weis, garimpeiro integrante da diretoria da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, também recebeu autorização de Heleno. A cooperativa busca "regularizar a exploração mineral na Amazônia" e "está restrita ao garimpo no leito do rio, praticado por dragas de sucção", como consta no site da entidade.

continua após o anúncio

Ele obteve duas autorizações para atuar com pesquisa de ouro na região de Japurá (AM), em assentimentos de 4.744 hectares e  3.091 hectares. Os atos do ministro de Heleno foram assinados em agosto e dezembro de 2021. (Com informações da Folha de S.Paulo).

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247