Estudo: derretimento na Groenlândia pode causar elevação de 7 metros no nível do mar

Pesquisadores do Instituto de Potsdam de Pesquisa Climática alertam que, caso a temperatura média global exceda entre 0.8ºC e 3.2ºC em relação aos níveis pré-industriais, as camadas de gelo da Groenlândia poderão derreter inteiramente ao longo das próximas centenas ou milhares de anos

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Caso a temperatura média global exceda entre 0.8ºC e 3.2ºC em relação aos níveis pré-industriais, as camadas de gelo da Groenlândia poderão derreter inteiramente ao longo das próximas centenas ou milhares de anos, relatou o Instituto de Potsdam de Pesquisa Climática (PIK), com base em dados de pesquisadores alemães e noruegueses. 

O resultado seria uma elevação de 7 metros do nível do mar global e o colapso da circulação meridional de capotamento do Atlântico, responsável pelo calor relativo na Europa e na América do Norte, alertam os pesquisadores. 

continua após o anúncio

"Nossos resultados indicam que no futuro ocorrerá um derretimento significativamente maior, o que é muito preocupante", explicou o cientista Niklas Boers. 

"Ou seja: a perda de massa de gelo atual e a esperada no futuro próximo será basicamente irreversível. Por isso, é mais do que hora de reduzirmos, rápida e decididamente, as emissões de gases do efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis, e de voltar a estabilizar o manto glacial e o nosso clima", apelou Boers.

continua após o anúncio

O manto glacial groenlandês é o segundo maior do mundo, depois do da Antártida, no Polo Sul.

Com informações do DW Brasil.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247