Boff defende internacionalização da Amazônia e Ciro o contesta nas redes: "absurdo"

Tese do teólogo de que Amazônia deveria ser entregue a uma gestão global foi rechaçada por figuras de todo o espectro político

(Foto: Reprodução/TVT | Divulgação | ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A repercussão da tese do teólogo Leonardo Boff de que a Amazônia deveria ser entregue a uma "gestão global", pois "o "tempo das nações" teria acabado, não vem sendo positiva.

Em entrevista à Revista Fórum na última quinta-feira, 23, Boff disse que “agora é o tempo da Terra, administrada por um corpo multipolar e orgânico para atender aos problemas da única Casa Comum e de seus habitantes”.

continua após o anúncio

O expoente da teologia da libertação foi então criticado por vozes de todo o espectro político. Notadamente, Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, classificou a tese como "absurda" e recomendou a leitura de 'Governar o Mundo Sem Governo Mundial', de Mangabeira Unger.

Boff rebateu, citando 'À Paz Perpétua', de Immanuel Kant, uma das maiores expressões do pensamento liberal em relações internacionais. 

continua após o anúncio

Ciro então destacou esse ponto, ao escrever: "prefiro o realismo político do Papa Francisco aos devaneios cosmopolitas utópicos de Kant e/ou leitores apressados". 

"Francisco, que se preocupa centralmente com a questão climática, nunca chegou ao ponto de propor governo mundial na Amazônia. Ele é de formação peronista, sabe que soberania importa e é muito diferente de nacionalismo xenófobo. Obrigado por ter me dado um excelente tema", escreveu o pré-candidato do PDT.

continua após o anúncio

Outra pré-candidata presidencial também se pronunciou sobre a entrevista de Boff. Sofia Manzano, do PCB, lamentou no Twitter a "decadência" do pensador, e foi enfática: "Leonardo Boff já expressou, em outro momento, seu anti-comunismo, agora evidencia sua posição pró-imperialista".

 

 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247