Bancada ruralista quer retirar Mato Grosso da Amazônia Legal
A ideia da bancada é "passar a boiada" enquanto aumenta a incerteza sobre o fornecimento de alimentos devido ao conflito armado na Ucrânia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A bancada ruralista (Frente Parlamentar da Agropecuária) quer aprovar um projeto de lei que retira o Mato Grosso da área de Amazônia Legal, reduzindo de 80% para até 20% o percentual das propriedades rurais que precisa estar preservado com a mata original, segundo informações da Folha de S.Paulo.
A ideia da bancada é "passar a boiada" enquanto aumenta a incerteza sobre o fornecimento de alimentos devido ao conflito armado na Ucrânia, que prejudica as exportações russas e ucranianas de alimentos e fertilizantes.
O deputado Juarez Costa (MDB-MT) argumenta que Mato Grosso era, cinco anos após a aprovação do Código Florestal, o estado com maior déficit de reserva legal.
"Com o crescimento da população mundial e consequente aumento da demanda nacional e internacional por alimentos, se faz necessário uma expansão das áreas de produção em áreas de fronteira agrícola", justifica o deputado no projeto.
O Código Florestal determina que toda propriedade rural deve manter uma área de reserva legal com a mata nativa da região. Na Amazônia Legal, a área de preservação é de 80%; no Cerrado, 35%; e em campos gerais, de 20%.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247