"As aves são um reflexo do ambiente onde vivem", diz ornitólogo Victor Castanho
O fotógrafo e ornitólogo Victor Castanho apresentou na TV 247 uma rara coleção de fotos de aves encontradas no Brasil, e mostrou como os animais são uma “metonímia” do ambiente onde vivem: “busco alcançar a tradução da ave no seu ambiente, como se ela fosse uma metonímia de onde ela está”. Assista:

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Em entrevista à TV 247, o fotógrafo e ornitólogo Victor Castanho, que vem trabalhando para expressar em suas obras a simbiose dos animais com a natureza e a forma como isso se reflete na harmonia estética de aves com o ambiente onde vivem, mostrou uma série raríssima de fotos com algumas das mais belas aves do Brasil.
Exibindo uma foto do Capitão-de-bigode-limão, que pode ser encontrado na Amazônia, Castanho notou que em sua composição as cores da plumagem da ave são refletidas no entorno. “Consegui alcançar o que estava buscando, que é a tradução da ave no seu ambiente, como se ela fosse uma metonímia de onde ela está. Acredito que a ave em si, e os animais como um todo, são um reflexo do lugar onde eles estão, pois a evolução foi selecionando quem se dava bem lá”, disse.
Essa filosofia pode ser notada em outra composição. Victor capturou uma imagem preciosa do gavião-real, ou uiraçu, que pode ser vista aos 44:48 da entrevista:
“Esta ave é um fantasma, um absoluto fantasma, raríssimo de se ver. Ela pode chegar a 90 cm de altura e 180 cm de envergadura, fantástico”, disse.
Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247