Animais migram no Brasil? Evento no Youtube reúne especialistas para falar sobre o fenômeno
A ideia do Canal AvistarBrasil é apresentar a importância da migração de espécies como tartarugas, peixes, borboletas e mamíferos marinhos, além das aves, incentivando as pessoas a observarem o fenômeno no Brasil
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Victor Castanho, para o 247 - Quando falamos em migração, é comum que as pessoas pensem nos documentários da National Geographic, nos quais enormes bandos de gnus e zebras realizam grandes translocações de escalas épicas. No entanto, pouca gente se dá conta de que animais estão migrando ao nosso redor o tempo todo. Por esse motivo o Canal AvistarBrasil, no YouTube, organizou a atração temática Semana Migratória para trazer mais informações sobre esse fenômeno natural tão pouco conhecido fora dos meios acadêmicos.
Avistar é a maior feira de observação de aves da América Latina e desde o ano passado (15a edição – 2020). O evento está ocorrendo de forma virtual por conta da pandemia. Assim surge também o evento virtual, o Avistar Conecta, o qual promove conversas, oficinas e palestras inéditas com pesquisadores, fotógrafos e naturalistas do Brasil e do exterior. Apenas em 2020 foram 365 lives e 2021 já conta com 54 lives distribuídas em apresentações individuais ou eventos temáticos, todas com acesso livre e gratuito, disponíveis no Canal AvistarBrasil no YouTube.
A Semana Migratória, evento temático para discutir a migração e tudo que ela significa para a natureza, começa nesta quarta-feira, 28 de abril, e se estende até 2 de maio. O evento contará com apresentações distribuídas ao longo dos 5 dias e consistirá em um verdadeiro convite para conhecer os segredos da migração dos animais no Brasil.
A ideia principal é apresentar a importância da migração de espécies como tartarugas, peixes, borboletas e mamíferos marinhos, além das aves, incentivando as pessoas a observarem o fenômeno no Brasil e contribuir com a conservação dos ambientes para receberem as espécies migratórias.
O tema migração atrai pessoas no mundo todo, seja através de estudos científicos realizados puramente por estudantes e pesquisadores ou de forma colaborativa com o envolvimento de todos através da ciência cidadã.
Conheça a programação completa e acesse pelo www.linktr.ee/avistar
SEMANA MIGRATÓRIA
Uma semana dedicada à migração dos animais no Brasil
28/04 (quarta-feira)
19h O que é migração e por que migrar?
Alex Jahn
20h Peixes migratórios
Uwe H.Schulz, Domingos Garrone Neto e Lisiane Hahn
29/04 (quinta-feira)
19h Aves migratórias urbanas
Karlla Barbosa
20h Migração de borboletas
Gustavo Accácio e Carlos Candia-Gallardo
30/04 (sexta-feira)
19h Migração de tartarugas marinhas
João Abreu
20h Visitantes do Chile: migração de Elaenia chilensis Fabio Schunck
01/05 (sábado)
15h Migrações crípticas e ciência cidadã
Alex Lees
16h Maçaricos e conservação de aves limícolas migratórias Rick Simpson-Wader Quest e Juliana Bosi
18h Migração de caboclinhos
Marcio Reppening
02/05 (domingo)
16h Migração em mamíferos marinhos
Salvatore Siciliano
17h Aves marinhas: migração de trinta-reis-róseo Gabriela Ramires
18h Mariquitas e outras aves migrantes boreais Diego Cueva
19h Migração de papagaio-charão
Jaime Martinez
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247