Alertas de garimpo na Terra Indígena Ianomâmi zeram pela primeira vez desde 2020

O sistema de satélite utilizado pela PF identifica desmatamentos que são comuns à atividade garimpeira

Garimpo ilegal na Terra Indígena Ianomâmi
Garimpo ilegal na Terra Indígena Ianomâmi (Foto: Ag. Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Alertas de ocorrências de garimpos ilegais na Terra Indígena Ianomâmi chegaram a zero pela primeira vez desde 2020, de acordo com o monitoramento por satélite realizado pela Polícia Federal (PF). Até esta terça-feira (30), são 33 dias sem novas áreas de exploração de minérios identificadas no território. A informação foi publicada pelo portal G1

No mesmo período do ano passado, em maio e abril, durante o governo de Jair Bolsonaro, a região registrava 538 alertas. Neste ano, entretanto, houve uma redução drástica para apenas 33 no mesmo período, representando uma queda de 93%. Agora, esses alertas estão completamente ausentes.

continua após o anúncio

Para detectar os indícios de garimpos em meio à floresta, o sistema de satélite utilizado pela PF identifica desmatamentos que são comuns à atividade garimpeira. A diminuição desses alertas tem sido observada desde o início deste ano, quando foram realizadas ações contra a atividade, incluindo a Operação Libertação, conduzida pela própria PF.

"Esta é a primeira vez, desde o início deste tipo de monitoramento, em agosto de 2020, que se observa a ausência de alertas de garimpos por um período tão longo de tempo. Tais resultados indicam que, pela primeira vez nos últimos anos, não houve novas áreas de garimpo ilegal sendo exploradas", informou a PF.

continua após o anúncio

No último dia 8, foi realizada a pesquisa final que não identificou nenhum novo garimpo na Terra Indígena Yanomami. As imagens capturadas pelos satélites são processadas diariamente e consolidadas a cada sete dias para fornecer uma análise mais abrangente e precisa dos dados

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247