Solução chinesa para o desenvolvimento global tem cumprido metas e surtido efeitos positivos
Iniciativa de Desenvolvimento Global, proposta pela China, tem sido implementada com sucesso em vários países, diz relatório
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
José Pedro Faya, de Lisboa, 247 - O Relatório de Progresso sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global (IDG), divulgado na terça-feira (21), foi compilado pelo Centro de Conhecimento Internacional sobre o Desenvolvimento e relatou os principais esforços na implementação da IDG, bem como suas realizações. A IDG foi proposta pela China na Assembleia Geral da ONU em 2021 com o objetivo de promover o trabalho conjunto entre países para superar o impacto do COVID-19 no desenvolvimento global e acelerar a implementação da Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável, informa a Xinhua News.
Segundo a fonte, a iniciativa foi valorizada por vários países por promover a partilha de experiências e de conhecimentos e estimular a cooperação internacional. Até agora, mais de 100 países e organizações internacionais manifestaram apoio à iniciativa, com quase 70 países se juntando ao Grupo de Amigos do IDG. Segundo o relatório, em mais de um ano, a IDG efetivamente criou um consenso global para facilitar o desenvolvimento, e mais de 10 de seus projetos já foram concluídos.
A China tem desempenhado um papel crucial na promoção do multilateralismo e no estímulo ao desenvolvimento de países ao redor do mundo. A caminho de se tornar a maior potência global, a China tem adotado uma abordagem ativa na busca de soluções multilaterais para desafios globais, como o combate às mudanças climáticas e a promoção do comércio justo, buscando, ao invés da coerção, o consenso para enfrentar os problemas comuns.
Por meio de iniciativas como a "Nova Rota da Seda" ou "Iniciativa Cinturão e Rota", a China tem investido em projetos de infraestrutura, comércio e cooperação econômica em diferentes regiões do mundo. Esses investimentos têm ajudado a impulsionar o crescimento econômico, a estimular a diplomacia e a comunicação, e a reduzir as desigualdades em vários países.
Uma das grandes conquistas da China, como referido pelo autor italiano Domenico Losurdo, têm sido a liquidação do monopólio das potências ocidentais sobre a tecnologia. Tal como ficou evidenciado pelos comentários dos representantes de países em desenvolvimento acerca da IDG, a liquidação desse domínio ocidental tem tornado o acesso às tecnologias e ao conhecimento mais acessível a todos. Como assinalou Assem Hanafi, embaixador egípcio na China, “o conhecimento de desenvolvimento não deve ser um recurso exclusivo de países individuais, mas deve ser compartilhado entre os países para o benefício de toda a humanidade”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247