Ocidentais que torcem por Prigozhin querem outra guerra mundial, diz Korybko

A "balkanização" da Rússia através de uma "guerra civil" é uma fantasia política que muitos ocidentais nas redes sociais gostam de se deliciar. Torcem por outra guerra mundial

Andrew Korybko
Andrew Korybko (Foto: Reprodução/Facebook/Malvina)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Andrew Korybko, no Substack

A "balkanização" da Rússia através de uma "guerra civil" é uma fantasia política que muitos ocidentais nas redes sociais gostam de se deliciar, mas o que eles não percebem é que torcer por Prigozhin é, na verdade, torcer por outra guerra mundial.

continua após o anúncio

A tentativa de golpe de Prigozhin levou a uma reação curiosa de muitos ocidentais torcendo pelo seu sucesso, o que é irônico, já que uma das razões pelas quais suas forças estão marchando em direção a Moscou é para aumentar o envolvimento militar da Rússia na Ucrânia. Por outro lado, o presidente Putin sugeriu fortemente no início deste mês que está interessado em resolver politicamente a guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia, desde que a segurança de seu país seja garantida. As duas análises a seguir devem atualizar os leitores sobre o contexto em que tudo isso está acontecendo:

Em resumo, eles destacam que a dinâmica militar-estratégica deste conflito mudou radicalmente nas últimas semanas, após o fracasso da contraofensiva apoiada pela OTAN em Kiev, de modo que a Rússia agora pode aproveitar sua vantagem na "corrida logística"/"guerra de desgaste" para reviver as negociações de paz, se os EUA estiverem interessados. Portanto, a tentativa de golpe de Prigozhin ocorreu no pior momento possível, uma vez que corre o risco de reverter o progresso de seu país no terreno e no âmbito político para finalmente encerrar essa guerra por procuração.

continua após o anúncio

Os ocidentais equivocados podem pensar que torcer por ele indica apoio à desestabilização interna da Rússia, mas a realidade é que eles estão realmente apoiando outra guerra mundial se conseguirem o que querem, o que é extremamente improvável em qualquer caso. Para fins de discussão, o cenário extremo de Prigozhin conseguindo realizar com sucesso seu golpe provavelmente levaria à retirada do "ramo de oliveira" implícito do presidente Putin aos EUA e à consequente escalada da operação especial da Rússia.

Embora seu país mantenha atualmente a vantagem na "corrida logística" em relação à OTAN, espera-se que o bloco não permita o colapso da Ucrânia e sua subsequente queda total sob a "esfera de influência" da Rússia caso Moscou alcance a vitória total nesse conflito. É muito mais provável que a Polônia lidere uma intervenção formal da OTAN nessa então desmoronada ex-república soviética, desesperada para congelar as linhas de frente, o que poderia resultar em um impasse perigoso com a Rússia.

continua após o anúncio

Isso aumentaria as chances de outra guerra mundial por erro de cálculo, daí a necessidade de evitá-la a todo custo. Da mesma forma, o outro lado da moeda do cenário é que a tentativa de golpe de Prigozhin desestabiliza a Rússia a ponto de minar sua vantagem na "corrida logística" e eventualmente catalisar uma reversão dos ganhos no terreno ao longo desses últimos 16 meses. As implicações para a segurança nacional de isso acontecer poderiam levar a Rússia a ser forçada a usar armas nucleares como último recurso em autodefesa.

De qualquer forma, nada de bom provavelmente sairá dos eventos mais recentes. As chances de Prigozhin ter sucesso são nulas sem o apoio dos membros mais poderosos da elite militar-inteligência, que todos se uniram em torno do presidente Putin nas 18 horas desde o início do golpe. A "balkanização" da Rússia através de uma "guerra civil" é uma fantasia política que muitos ocidentais nas redes sociais gostam de se deliciar, mas o que eles não percebem é que torcer por Prigozhin realmente equivale a torcer por outra guerra mundial.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247