Em 16 de maio de 1943 os nazistas esmagaram o Levante do Gueto de Varsóvia
O Levante do Gueto de Varsóvia se tornou um símbolo da resistência judaica contra a opressão nazista
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Levante do Gueto de Varsóvia foi um episódio histórico que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943. O gueto de Varsóvia era um bairro na cidade de Varsóvia, na Polônia, onde os nazistas haviam forçado a concentração de judeus em condições precárias.
Em 19 de abril de 1943, os nazistas iniciaram a chamada "Aktion", uma operação para deportar os judeus do gueto para campos de extermínio. No entanto, muitos dos judeus decidiram resistir e lutar contra as forças alemãs.
O Levante do Gueto de Varsóvia foi um ato de resistência no Gueto de Varsóvia, na Polônia em 1943, contra a ocupação nazista alemã. Nessa altura já tinha ocorrido a transferência da maioria dos habitantes do gueto. Cerca de 300 mil das 380 mil pessoas no gueto tinham sido levadas para o campo de extermínio de Treblinka, onde foram assassinadas imediatamente após a sua chegada, no final do verão de 1942. Os restantes habitantes do gueto sabiam agora o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando, em vez de morrer numa câmara de gás. A revolta foi esmagada.
A resistência no gueto era formada principalmente por membros da Organização Judaica de Combate e do Movimento de Combate da Juventude Judaica. Os combatentes judeus, em número de cerca de 750, conseguiram resistir por quase um mês, lutando em condições desfavoráveis, com armas improvisadas e poucas munições.
Apesar da falta de recursos e do apoio externo, os combatentes judeus conseguiram infligir pesadas perdas aos nazistas e atrasar a deportação dos judeus por cerca de um mês. No final, as forças alemãs conseguiram invadir o gueto e destruir grande parte do bairro. A maioria dos judeus foi deportada para campos de extermínio, mas alguns conseguiram escapar pelos túneis subterrâneos que ligavam o gueto ao mundo exterior.
O Levante do Gueto de Varsóvia se tornou um símbolo da resistência judaica contra a opressão nazista e inspirou outros movimentos de resistência durante a Segunda Guerra Mundial.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247