Varejo da RMR registra maior ciclo de crescimento

No acumulado entre 2004 e 2011, o percentual chega a quase 97% ; O ano passado fechou com crescimento de quase 6%

Varejo da RMR registra maior ciclo de crescimento
Varejo da RMR registra maior ciclo de crescimento (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

PE247- Definitivamente, 2011 foi um bom ano para a economia de Pernambuco e especialmente da Região Metropolitana do Recife (RMR). Depois registrar a menor taxa de desocupação da história (4,7%), outra marca expressiva é revelada: o melhor ciclo de crescimento do comércio varejista já catalogado. No acumulado entre 2004 e 2011, o percentual chega a quase 97%. O ano passado fechou com crescimento de quase 6%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural realizada pela Fecomércio-PE.

O melhor resultado do ano ficou por conta do ramo de móveis e decorações, com crescimento de quase 20%. Influência direta do incremento no número de novas moradias, motivadas pelo boom imobiliário brasileiro. Essa expansão, juntamente com a redução do IPI da linha branca, influenciou positivamente as lojas de utilidades domésticas, cujo acréscimo foi de mais de 11%, o segundo melhor resultado.

Outro setor a apresentar bom resultado, em 2011, foi o comércio automotivo, que fechou o ano com crescimento de 7,21%. Sem contar que as concessionárias de veículos também registraram alta de 5,5%. E é justamente a venda de automóveis que mais influenciou para o melhor ciclo de crescimento, com acumulado de 167%, no acumulado de oito anos.

continua após o anúncio

“As vendas de materiais de construção cresceram 5,2%, dando continuidade ao sólido ciclo de crescimento, que acumulou uma alta de 104,4% em oito anos. Mas em 2011 ficou um pouco abaixo da média, após anos de desempenho destacado”, ressalta o consultor da Fecomércio, Luiz Kehrle.

Dos treze segmentos pela Fecomércio, apenas as livrarias/papelarias não apresentaram crescimento em seu faturamento real, mas sim uma queda de 2,33%. O reflexo positivo do varejo puxou o aumento real da massa salarial que cresceu cerca de 8,5% em 2011.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247