Vai ser dada a largada
McLaren, Ferrari e Red Bull so as favoritas para a temporada 2011, que comea na madrugada de domingo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247, com agências de notícias – A Fórmula 1 já chegou ao circuito de Albert Park, em Melboune, na Austrália. É lá que terá início, às 3h de domingo (horário de Brasília), o 62º Campeonato Mundial de Pilotos, que prevê 19 grandes prêmios, com encerramento no dia 27 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A temporada começa com muitas novidades. Asas traseiras móveis, que chegaram a ser utilizadas por algumas equipes no fim dos anos 1960, foram introduzidas para facilitar ultrapassagens e dar mais emoção às provas. O dispositivo permitirá aos pilotos neutralizarem o efeito-asa nas retas, ganhando assim mais velocidade.
Para os aficionados, as mudanças mais perceptíveis dizem respeito aos pneus. São seis tipos no total, cada um de uma cor, todos produzidos pela Pirelli, que substituiu a Bridgestone como fornecedora da categoria. Para identificá-los, basta conferir a cor do logo do fabricante impresso na lateral dos “calçados”: o pneu “biscoito”, para pista molhada será laranja; o intermediário, azul claro; o supermacio, vermelho; o macio, amarelo; o médio, branco; o duro, prateado.
Pelo regulamento da categoria, dois dos quatro tipos de compostos para pista seca têm de ser usados a cada fim de semana, nos treinos oficiais, e durante as corridas (o “biscoito” eu intermediário, para pistas úmidas, são exceções à regra. Nas três primeiras etapas deste ano – na Austrália, Malásia e China –, os compostos colocados à disposição das equipes serão duros e macios. O primeiro deles é o mais resistente de toda a gama, ao passo que o segundo, menos durável, proporciona mais velocidade.
Assim como já acontecia no ano passado com a Bridgestone, a Pirelli não irá ceder compostos "consecutivos" em uma mesma prova – como supermacio e macio, por exemplo. A ideia é que apresentar desafios às escuderias, eles tenham rendimentos bem diferentes para poder dar mais emoção às corridas. Apesar dessas disposição, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permitiu ao fabricante fornecer 12 jogos de pneus por bólido, ao contrário dos 11 previstos anteriormente. A regra terá validade em países mais quentes, para compensar a deterioração mais rápida dos pneus.
Pilotos
No grid de largada da categoria mais importante do automobilismo mundial, dois brasileiros tentarão acabar com o jejum de títulos do País. Felipe Massa, pela Ferrari, e Rubens Barrichello, representando a Williams, carregam a esperança da torcida, que desde 1991 não comemora o primeiro posto na tabela final do campeonato.
Para Massa a temporada será de afirmação, já que ele tem a pressão de provar que pode superar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, bicampeão do mundo (2005-2006). Rubinho, recordista de participações em GPs, entra na sua 19ª temporada na categoria e quer recuperar o prestígio da Williams, dona de nove títulos.
Em matéria de favoritismo destacam-se o atual campeão Sebastian Vettel e o australiano Max Webber, ambos da equipe Red Bull. Seus adversários mais fortes serão, provavelmente Alonso e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, campeão na temporada de 2008. O também britânico Jenson Button, o número 1 do mundo em 2009, corre por fora. Quanto ao recordista alemão Michael Schumacher, detentor de sete títulos, só se espera que não repita os vexames apresentados no ano passado a bordo de sua Mercedes.
Conheça os pilotos e equipes do Mundial:
RED BULL
Sebastian Vettel (Alemanha)
Mark Webber (Austrália)
MCLAREN
Lewis Hamilton (Inglaterra)
Jenson Button (Inglaterra)
FERRARI
Fernando Alonso (Espanha)
Felipe Massa (Brasil)
MERCEDES GP
Michael Schumacher (Alemanha)
Nico Rosberg (Alemanha)
RENAULT
Nick Heidfeld (Alemanha)
Vitaly Petrov (Rússia)
WILLIAMS
Rubens Barrichello (Brasil)
Pastor Maldonado (Venezuela)
FORCE INDIA
Adrian Sutil (Alemanha)
Paul di Resta (Inglaterra)
SAUBER
Kamui Kobayashi (Japão)
Sergio Perez (México)
TORO ROSSO
Sebastien Buemi (Suíça)
Jaime Alguersuari (Espanha)
LOTUS
Heikki Kovalainen (Finlândia)
Jarno Trulli (Itália)
HRT
Narain Karthikeyan (Índia)
Vitantonio Liuzzi (Itália)
VIRGIN
Timo Glock (Alemanha)
Jerome d'Ambrosio (Bélgica)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247