UAE anuncia missão espacial inovadora para explorar um asteroide entre Marte e Júpiter em 2034

A audaciosa missão dos Emirados Árabes Unidos pretende estudar sete corpos celestes e pousar em um asteroide que pode abrigar os blocos de construção da vida

Impressão artística da espaçonave de estudo de asteroides MBR Explorer dos Emirados Árabes Unidos.
Impressão artística da espaçonave de estudo de asteroides MBR Explorer dos Emirados Árabes Unidos. (Foto: Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (UAE) surpreendeu o mundo com a divulgação de um projeto espacial ambicioso que envolverá uma visita a um asteroide potencialmente rico em moléculas orgânicas. A missão, com lançamento previsto para 2028, tem como objetivo estudar sete diferentes asteroides e realizar um pouso em um deles, o asteroide (269) Justitia, em 2034.

A missão ganhou o nome de Emirates Mission to the Asteroid Belt (EMA), ou Missão dos Emirados para o Cinturão de Asteroides, em tradução livre. "Nunca deixaremos de olhar para o futuro; nunca cessaremos nossos esforços para desenvolver um futuro mais brilhante para nossas jovens gerações", disse Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro da UAE e governante de Dubai. O nome da nave espacial, MBR Explorer, é uma homenagem ao sheikh.

continua após o anúncio

A MBR Explorer deve visitar seu primeiro asteroide em 2030, seguindo uma rota orbital que lhe permitirá ganhar velocidade a partir da gravidade de vários planetas ao longo do caminho. Essa técnica de assistência gravitacional é comum para economizar combustível e realizar observações laterais para testar instrumentos.

Após passar por seis asteroides, o objetivo é pousar no Justitia em 2034. Suspeita-se que Justitia possua moléculas orgânicas em sua superfície. Essas moléculas orgânicas são os blocos de construção das moléculas complexas que podem formar vida em circunstâncias adequadas. Os cientistas buscam água e materiais orgânicos em todo o sistema solar para entender melhor como a vida surgiu na Terra.

continua após o anúncio

Além do Justitia, a missão inclui sobrevoos dos asteroides (10254) Westerwald, (623) Chimaera, (13294) Rockox; (88055) 2000 VA28, (23871) 1998 RC76 e (59980) 1999 SG6, todos representando "diferentes classes de asteroide com variedade de tipos de composição", como mencionado por oficiais da Agência Espacial dos UAE.

Para analisar a geologia, a composição e a estrutura dos asteroides, serão usados quatro instrumentos científicos: uma câmera de alta resolução, uma câmera térmica de infravermelhos, um espectrómetro de médio comprimento de onda e um espectrómetro de infravermelhos.

continua após o anúncio

Fundada em 2014, a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos é uma das mais jovens do mundo. A UAE conquistou seu lugar na história espacial com o lançamento bem-sucedido do Hope Mars orbiter em 2020, a primeira missão árabe a alcançar Marte. O primeiro astronauta da UAE, Hazzaa al Mansoori, foi para a Estação Espacial Internacional em 2019, e atualmente outro astronauta dos UAE, Sultan Al Neyadi, está em órbita, tendo lançado para a estação em março na missão Crew-6 da SpaceX.

Com informações de Space.com.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247