Tratado de Marrakesh entra em vigor na China

O Tratado facilita o acesso de pessoas com deficiência visual a textos impressos

(Foto: Divulgação/redes sociais)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - Entrou em vigor na China nesta quinta-feira (5) o Tratado de Marrakesh para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas às Pessoas Cegas, com Deficiência Visual ou com outras Dificuldades para Ter Acesso ao Texto Impresso, assinado pelo país em 28 de junho de 2013.

O acordo foi aprovado na cidade marroquina em 27 de junho de 2013, pelos Estados membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Trata-se do primeiro tratado sobre Direitos Autorais baseado numa perspectiva humanitária.

continua após o anúncio

A Lei de Direitos Autorais, que entrou em vigor no dia 1º de junho de 1991, estipula que um trabalho publicado adaptado para Braille estará isento da permissão do proprietário dos direitos autorais e sem a necessidade de pagamento ao proprietário.

De acordo com a Lei de Direitos Autorais revisada pela terceira vez no ano de 2020, que entrou em vigor em 1º de junho de 2021, o uso justo foi ampliado da “publicação de trabalhos adaptados em Braille” para “fornecimento de obras publicadas ao leitor com dificuldades de leitura de forma acessível que o leitor possa perceber”. Essa alteração mostra o núcleo do Tratado de Marrakesh.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247