Surf noturno

Fabricante espanhola lana edio limitada de pranchas que brilham no escuro



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O velho esporte havaiano está ficando cada vez mais high-tech. Depois da onda do GPS de monitoramento de velocidade, implantado nas pranchas, a novidade agora é que os surfistas podem surfar a qualquer hora da noite. Como é possível? A espanhola Pukas Surfboards inventou uma prancha iluminada com LEDs, diodos emissores de luz, os mesmos utilizados em semáforos de sinalização.

 

Quando as luzes se apagam na Europa, os surfistas continuam pegando onda. A iluminação da prancha permite aos surfistas executar as manobras mais radicais , inclusive os tubos, que demandam boa visibilidade.

continua após o anúncio

 

Idealizadas pelo shaper Juan Mari Indo, as pranchas têm os LEDs acoplados em sua estrutura antes do glassing, etapa final no processo de fabricação, na qual se aplica a fibra de vidro. As luzes são controladas através de um controle remoto que permite escolher qual programação de luz o surfista quer ver brilhar: apenas as luzes vermelhas, verdes ou azuis.

continua após o anúncio

 

Juan Mari Indo é pioneiro nessa tecnologia no País Basco e lançou a novidade em edição limitada: são apenas quatro quatro pranchas de surf em todo o mundo que tem a tecnologia. A primeira equipada com leds foi usada em um show de aéreos noturno em Zarautz, na Espanha e foi um sucesso.

continua após o anúncio

 

Os especialistas no assunto aprovaram o design. O surfista português Tiago Pires testou um dos modelos luminosos numa sessão de surf noturno, em companhia do surfista francês Juan Duru. O terceiro modelo ficou com o surfista espanhol Aritz Aranburu, que testou a prancha nos pesados beachbreaks de Hossegor, na França. No entanto, Aranburu, que estava com um modelo 5’6’’ em sólidas ondas de até 6 pés, não teve a mesma sorte dos outros e acabou partindo o equipamento ao meio.

continua após o anúncio

 

Criada na década de 70, a Pukas Surfboard é uma das mais importantes fábricas de pranchas de Europa. Há mais de 30 anos no mercado, construiu uma reputação positiva no mercado, sedimentando as carreiras de surfistas como Sunny Garcia (Hawaii), Adriano de Souza (Brasil), Aritz Aranburu (País Basco), Ibon Amatrian (País Basco), Tiago Pires (Portugal), Jo an Duru (França), Tim Boal (França), entre outros.

continua após o anúncio

 

Agora, o único limite para os surfistas de plantão são os tubarões.

continua após o anúncio

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247