Superação e autoconhecimento: como a educação ajudou jovem coreano-americana a compreender seus pais

Emocionante relato de uma estudante universitária revela o poder da educação para melhor entender a relação com os pais

(Foto: jubeenashley/TikTok)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Jubeen Ashley, 19 anos, uma estudante universitária coreano-americana, compartilhou em 17 de maio um emocionante ensaio que a ajudou a ingressar na Universidade da Califórnia, em Berkeley. A história de Jubeen tem comovido usuários do TikTok, especialmente os que compartilham da experiência de crescer em uma família asiático-americana.

"Meus pais' falta de afeto e minhas falhas em atender suas altas expectativas levaram a constante decepção, convencendo-me de que eles me desprezavam por tudo que eu sou", inicia Jubeen. Ela relata como a ansiedade provocada pela pressão para ter um bom desempenho escolar a levava a ter ataques de pânico, impedindo-a de se concentrar adequadamente nas aulas.

continua após o anúncio
@jubeenashley sharing my essay + a sneak peek into some of my fav moments from college 🫶🏼 #college #uc #transferstudent #berkeley #essay #collegeessay #aapiheritagemonth #aapimonth #korean ♬ keep the rain - searows


O relato de Jubeen ressalta uma questão comum a muitas crianças de imigrantes asiáticos. A falta de afeto pode ser atribuída ao próprio trauma dos pais, uma vez que a expressão de emoções pode ser desencorajada em suas origens culturais. Essa discrepância entre experiências vividas pode resultar em expectativas conflitantes sobre o que o amor deveria parecer.

continua após o anúncio

Jubeen conta que frequentar a universidade lhe deu a oportunidade de explorar seus interesses livremente. Apesar de inicialmente sentir-se mais distante emocionalmente de sua família, a universidade também proporcionou a ela uma maior compreensão e empatia pelas perspectivas de seus pais.

"Curiosamente, algumas das aulas introdutórias que tive na escola me ajudaram a me sentir mais próxima deles", diz Jubeen. A psicologia serviu como uma janela para a rigidez de seu pai, que decorria de sua própria infância difícil, repleta de valores tradicionais coreanos e expectativas pesadas. A linguística, por outro lado, a ajudou a entender a natureza empática e amorosa de sua mãe.

continua após o anúncio

Durante chamadas de vídeo com seus pais, Jubeen começou a perceber coisas que não havia notado antes. "O homem que outrora me repreendia por minhas notas baixas não parecia tão forte com suas rugas e pele flácida", relata. "A mulher que costumava criticar cada parte da minha aparência começou a terminar nossas ligações com 'eu te amo, minha linda filha.'"

Jubeen conclui que, uma vez que conseguiu se desvencilhar da identidade de uma filha inadequada, ela conseguiu reconhecer a humanidade de seus pais. "Como eu me convenci de que minha infância estava cheia de ódio? Eu sempre estive cercada de amor, mesmo quando faltava transparência", admite.

continua após o anúncio

O relato sincero e comovente de Jubeen serve como um exemplo de que as pessoas são capazes de crescimento e mudança, independentemente de sua idade. É importante lembrar que até mesmo nossos pais têm a capacidade de desafiar nossas expectativas - para melhor ou pior.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247