Sobre Saúde, até a bancada de João na Câmara já começa a chiar
Nesta semana, os vereadores Renilson Félix (DEM) e Roberto Morais (PR) apontaram dificuldades em apresentar melhorias na saúde de Aracaju e tentaram colocar a culpa na oposição; para Renilson, pessoas da gestão passada mantidas na atual administração estariam trabalhando contra; já Roberto Morais diz que diversas ações estão sendo impetradas para dificultar o tão esperado sucesso na pasta; no entanto, quem entrou com ação na Justiça contra a prefeitura foi o Sindimed e o Ministério Público; choradeiras a parte, o que se percebe é que as reclamações da população em relação aos serviços de saúde começam a ser mais freqüentes; daqui a pouco ficará complicado para a bancada do prefeito na Câmara ver melhoria onde só há problemas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sergipe 247 – O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), prometeu melhorar a saúde pública da capital em seis meses. Na prática, isto não ocorreu. E esta avaliação é feita não apenas pela imprensa, oposição ou pela própria sociedade. É, por incrível que pareça, uma constatação de parlamentares que integram a bancada de situação na Câmara. Nesta semana, os vereadores Roberto Morais (PR) e Renilson Félix (DEM) discursaram sobre a persistência de problemas na área.
Na quarta-feira (12), o vereador do PR fez um discurso estranho, quase enigmático, afirmando ser culpa da oposição a falta de ações favoráveis na saúde de Aracaju. “O governo municipal, através, inclusive, de muitos vereadores da bancada, tem feito muito para que se tenha, em um curto espaço de tempo, uma saúde de qualidade. Mas, lamentavelmente, de forma paralela, o que se vê são ataques e ações para impedir que consigamos o devido êxito na saúde. O que lamento profundamente”, disse.
Segundo ele, a saúde pública sob a responsabilidade da prefeitura ainda não melhorou em decorrência de diversas ações que estão sendo impetradas para dificultar o tão esperado sucesso. “Essa espera é muito mais do que se pensa. É preciso analisar a situação dos moradores, principalmente aqueles que estão às margens da sociedade e que necessitam de uma saúde mais digna, com mais qualidade, ressaltou.
O vereador Roberto Morais, no afã de defender o prefeito João Alves Filho, esqueceu de mencionar que ações seriam essas da oposição contra o trabalho da prefeitura na saúde, pois o que se tem de concreto é uma ação movida pelo Sindicato dos Médicos e outra ação movida pelo Ministério Público Estadual, ambas contrárias à implantação do modelo de Organizações Sociais (OSs). Estaria o parlamentar afirmando que o Sindimed e o MPE estariam a serviço da oposição?
Já o vereador Renilson Félix, vice-líder da bancada, reconheceu, na última quinta-feira (13), que “a saúde pública de Aracaju ainda não deslanchou”. E sabe quem ele culpa? Pessoas que fizeram parte da gestão anterior e que permaneceram na atual equipe da administração municipal. “É preciso fazer mudanças estratégicas para que os projetos do prefeito João Alves Filho avancem”, disse.
De acordo com ele, “o projeto de governo de João é voltado para as necessidades do povo, mas é preciso que todos colaborem e trabalhem com um mesmo foco”, pois, caso contrário, “fica difícil alcançar os resultados esperados”. Ao que se sabe a secretária municipal da Saúde, Goretti Reis, é do mesmo partido do prefeito e do vereador, o DEM, e tem legitimidade para nomear quem ela acredita ser mais competente para os cargos da pasta. Se algo está dando errado, a cobrança deve ser feita a ela.
Choradeiras a parte, o que se percebe é que as reclamações da população em relação aos serviços de saúde começam a ser mais freqüentes (basta ouvir qualquer programa matinal de rádio para confirmar) e daqui a pouco ficará complicado para a bancada do prefeito na Câmara ver melhoria onde só há problemas. Com ou sem OSs, que segundo a prefeitura só serão implantadas nas unidades de pronto-atendimento da Zona Sul e da Zona Norte, o prefeito João Alves Filho, sua equipe e os vereadores da sua base precisam dar uma resposta do que prometeram em campanha.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247