Sindmed-Ce se posiciona contra os trabalhadores e provoca nota de repúdio
Na contramão dos interesses da classe trabalhadora, a diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará (Sindmed-Ce), divulgou nota oficial informando à categoria que não apoia o movimento nacional pela greve geral, nesta sexta-feira (28). A nota provocou o repúdio público do movimento Médicos pela Democracia, que está convocando toda a categoria a defender seus direitos. " "O coletivo “Médicos pela Democracia” se posiciona contra a retirada de Direitos Trabalhistas e Previdenciários e manifesta repúdio à posição da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Na contramão dos interesses da classe trabalhadora, a diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará (Sindmed-Ce), divulgou nota oficial informando à categoria que não apoia o movimento nacional pela greve geral, nesta sexta-feira (28). A nota provocou o repúdio público do movimento Médicos pela Democracia. "O coletivo “Médicos pela Democracia” se posiciona contra a retirada de Direitos Trabalhistas e Previdenciários e manifesta repúdio à posição da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará que se coloca contra a Greve Geral sem ouvir a categoria em assembleia, ato que consideramos antidemocrático e inconcebível em questões vitais para a nossa categoria e todos os brasileiros".
Apesar do posicionamento do Sindmed-Ce, o Conselho Estadual de Saúde do Estado do Ceará (Cesau-CE), em deliberação unânime do Pleno decidiu fechar suas portas no próximo dia 28 de abril em apoio a classe de trabalhadores do Brasil, no sentido de centrar forças para a GREVE GERAL: Contra a Reforma da Previdência e a Terceirização, além de lançar uma nota em repúdio a todas as ações arbitrarias do atual governo. O Cesau-CE, pretende dar visibilidade ao movimento nacional e reafirmar o compromisso com a classe trabalhadora frente a toda essa situação de retiradas de direitos e de prejuízos irreparáveis para os trabalhadores, que consequentemente, atingirá todos os cidadãos das famílias brasileiras.
O Sindmed-Ce é ligado ao PSDB, tendo na presidência a médica Mayra Pinheiro, filiada ao partido que integra a base de apoio do governo Michel Temer. Na nota oficial da diretoria, o Sindmed-Ce diz que "deixa os profissionais livres para exercerem sua autonomia, mas lembra que movimentos paredistas da categoria necessitam de comunicação prévia ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) e de Assembleia Geral onde seja deliberado apoio do Sindicato, sob pena de infração ética e desrespeito às leis trabalhistas".
Em vários estados, as entidades sindicais de médicos tem declarado apoio à luta dos trabalhadores e à greve geral.
No Rio de Janeiro, o Sindicato dos Médicos apoia a Greve Geral e divulgou nota explicando seu posicionamento. "A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro deliberou pelo apoio incondicional ao movimento nacional de paralisação contra as reformas trabalhista e da Previdência, e pelo restabelecimento do estado de direito no país.
Em Minas Gerais , o Sindicato também se posicionou contra as reformas. "O sindicato entende que existem pontos no projeto que suprimem ou reduzem as garantias trabalhistas, fragilizando a categoria médica e toda sociedade. O Sinmed-MG não está vinculado a nenhum partido político e central sindical, mas visa defender toda a classe trabalhadora, garantindo o gozo de seus direitos e a defesa contra a precarização e terceirização, inclusive na esfera judicial. Informa também que os médicos vão aderir à greve geral, na próxima 6ª feira, 28 de abril, em desagravo às propostas de reformas da Trabalhista e contra a terceirização aprovada na Câmara dos Deputados".
Confira a íntegra das notas do Sindmed-Ce e do Movimento Médicos pela Democracia:
MOVIMENTO “MÉDICOS PELA DEMOCRACIA” REPUDIA NOTA DO SINDICATO DOS MÉDICOS DO CEARÁ
O coletivo “Médicos pela Democracia” se posiciona contra a retirada de Direitos Trabalhistas e Previdenciários e
manifesta repúdio à posição da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará que se coloca contra a Greve Geral sem ouvir a categoria em assembleia, ato que consideramos antidemocrático e inconcebível em questões vitais para a nossa categoria e todos os brasileiros.
A Greve conta com o apoio de 09 Centrais Sindicais, da CNBB, de seus bispos e arcebispos, que convocam o povo cristão a reagir, com as cinco maiores Igrejas Evangélicas Tradicionais, que não aceitam que ceifem direitos e garantias do povo trabalhdor, com centenas de Sindicatos de várias categorias.
Na contramão de diversos movimentos sindicais do país, o nosso Sindicato dos Médicos do Ceará, desgraçamente, faz coro com a retrógrada AMB para se opor ao legítimo direito dos médicos de se unirem ao povo, na memoravel Greve Geral que está sendo preparada para este 28 de Abril. E o mais grave: o Sindicato ainda faz ameaças aos médicos que aderirem à Greve Geral, indo de encontro aos interesses da categoria. Estes dirigentes sindicais não nos representam e merecem total e absoluto repúdio da nossa categoria e de todos os democratas que estão ao lado do povo.
Reafirmamos nossa decisão de lutar em defesa:
– dos direitos trabalhistas, contra a reforma proposta pelo (des)governo Temer, que revoga mais de 200 itens da CLT;
– dos direitos previdenciários, contra a reforma da previdência proposta pelo atual governo, que penaliza sobremaneira todos os trabalhadores, sobretudo as mulheres, professores e trabalhadores rurais;
– do SUS, que sofre continuados e múltiplos ataques, na tentativa de destruir suas possibilidades de avançar na oferta ampliada de serviços de qualidade, efetivando o direito constitucional;
– da universidade e ensino públicos e gratuitos de qualidade, que sofrem restrições progressivas de recursos, com o congelamento orçamentário por duas décadas;
– da pesquisa científica e inovação tecnológica, que progressivamente agonizam por políticas restritivas de recursos.
Nesse sentido, temos, como cidadãos e cidadãs livres, um compromisso ético com a sociedade e com as gerações futuras de lutarmos contra o retrocesso, a negação de direitos adquiridos e em defesa de uma sociedade justa, socialmente inclusiva, culturalmente avançada e livre!
Nota do Sindmed-CE
O Sindicato dos Médicos do Ceará informa, através de nota divulgada hoje em suas redes sociais, que não vai aderir à paralisação, convocada por Centrais Sindicais, prevista para a próxima sexta-feira, dia 28 de abril. A entidade entende a gravidade e necessidade de melhorias nos projetos de reformas em andamento no Congresso Nacional, mas observa que o ato convocado é político, sem pautas claras e metas objetivas.
Também destaca que iniciativas desta natureza – principalmente na área da Saúde – devem ser o último recurso utilizado em qualquer situação, dado o compromisso médico em salvar vidas. O contrário pode contribuir com o agravamento da dramática situação da saúde pública no Ceará e no País.
Por isso, deixa os profissionais livres para exercerem sua autonomia, mas lembra que movimentos paredistas da categoria necessitam de comunicação prévia ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) e de Assembleia Geral onde seja deliberado apoio do Sindicato, sob pena de infração ética e desrespeito às leis trabalhistas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247