Sindicato alerta para processo de privatização da Corsan

Em entrevista ao Sul21, o presidente do Sindiágua relembra como foi o processo de privatização da água em Uruguaiana e São Gabriel e alerta para o retorno dessa ameaça, no governo Sartori, agora revestida por uma nova roupagem; “O modelo de parceria público-privada que o governo Sartori quer implementar na Região Metropolitana pode inviabilizar a Corsan. Nós iremos conversar com todos os prefeitos que quiserem nos receber para fazer esse alerta. Essa proposta vai repassar dinheiro público, já investido em obras de saneamento na Região Metropolitana, sem licitação, sem nada. A iniciativa privada vai entrar no sistema construído com dinheiro público já arrecadando de cara. Não investe nem um centavo de dinheiro próprio e já sai arrecadando”

Em entrevista ao Sul21, o presidente do Sindiágua relembra como foi o processo de privatização da água em Uruguaiana e São Gabriel e alerta para o retorno dessa ameaça, no governo Sartori, agora revestida por uma nova roupagem; “O modelo de parceria público-privada que o governo Sartori quer implementar na Região Metropolitana pode inviabilizar a Corsan. Nós iremos conversar com todos os prefeitos que quiserem nos receber para fazer esse alerta. Essa proposta vai repassar dinheiro público, já investido em obras de saneamento na Região Metropolitana, sem licitação, sem nada. A iniciativa privada vai entrar no sistema construído com dinheiro público já arrecadando de cara. Não investe nem um centavo de dinheiro próprio e já sai arrecadando”
Em entrevista ao Sul21, o presidente do Sindiágua relembra como foi o processo de privatização da água em Uruguaiana e São Gabriel e alerta para o retorno dessa ameaça, no governo Sartori, agora revestida por uma nova roupagem; “O modelo de parceria público-privada que o governo Sartori quer implementar na Região Metropolitana pode inviabilizar a Corsan. Nós iremos conversar com todos os prefeitos que quiserem nos receber para fazer esse alerta. Essa proposta vai repassar dinheiro público, já investido em obras de saneamento na Região Metropolitana, sem licitação, sem nada. A iniciativa privada vai entrar no sistema construído com dinheiro público já arrecadando de cara. Não investe nem um centavo de dinheiro próprio e já sai arrecadando” (Foto: José Barbacena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sul 21 (Marco Weissheimer) - Entre 2008 e 2010, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua-RS), travou uma dura luta contra o então prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice (PSDB) contra a proposta de privatização do serviço de saneamento e abastecimento de água naquele município. Na época, o sindicato levantou várias suspeitas sobre os bastidores do processo de privatização da água em Uruguaiana, que acabou ocorrendo em São Gabriel também. Durante o governo Yeda Crusius, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) passou a ser apresentada como uma empresa ineficaz, que não atendia bem a população. “Eles começaram a promover o desmanche da companhia por dentro, precarizando os serviços o máximo possível para jogar a opinião pública contra a empresa”, diz Leandro Almeida, presidente do Sindiágua.

As recentes delações de executivos da Odebrecht, acabaram confirmando suspeitas que o sindicato levantou na época. Segundo essas delações, assinala Leandro Almeida, a privatização da água em Uruguaiana custou barato: “um pouco mais de R$ 400 mil, para alguns vereadores entregarem um patrimônio de toda a sociedade gaúcha”. No dia 27 de abril, o Sindiágua encaminhou uma representação junto ao Ministério Público de Contas pedindo a retomada do processo de investigação sobre o modo como aconteceu a privatização da água em Uruguaiana e São Gabriel. Além disso, solicitou que o órgão avalie a intenção da atual direção da Corsan de realizar parcerias público-privadas (PPP’s) no esgotamento sanitário de nove cidades da Região Metropolitana.

Em entrevista ao Sul21, o presidente do Sindiágua relembra como foi o processo de privatização da água em Uruguaiana e São Gabriel e alerta para o retorno dessa ameaça, no governo Sartori, agora revestida por uma nova roupagem:

continua após o anúncio

“O modelo de parceria público-privada que o governo Sartori quer implementar na Região Metropolitana pode inviabilizar a Corsan. Nós iremos conversar com todos os prefeitos que quiserem nos receber para fazer esse alerta. Essa proposta vai repassar dinheiro público, já investido em obras de saneamento na Região Metropolitana, sem licitação, sem nada. A iniciativa privada vai entrar no sistema construído com dinheiro público já arrecadando de cara. Não investe nem um centavo de dinheiro próprio e já sai arrecadando”, diz o presidente do Sindiágua.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247