Sergipe registra 1.666 postos de trabalho em dois anos
Estado tem bons números na economia, que é impulsionada pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), iniciativa de incentivo do governo do Estado às empresas sergipanas; ação estimula desenvolvimento socioeconômico estadual, mediante a concessão de apoio a investimentos; nos últimos dois anos, 1.666 trabalhadores ingressaram no mercado após a ampliação de postos de trabalho com a chegada de 35 empresas em Sergipe
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Agência Sergipe - Em meio à linha de produção de calçados, o gerente de produção Antônio Carlos Batista dos Santos, 36, desenha uma perspectiva de futuro promissor para seus dois filhos e esposa. Ele é um dos 1.666 trabalhadores que ingressaram no mercado após a ampliação de postos de trabalho com a chegada de 35 empresas em Sergipe nos últimos dois anos.
“Passei nove meses desempregado. A chegada da Via Júpiter aqui em Lagarto foi muito importante. Já trabalho há dois anos na empresa e toda a comunidade sente que além dos empregos, ela trouxe desenvolvimento para o povoado e região. São várias famílias que trabalham aqui e para o município também é muito bom, porque todos recebem um salário e esse dinheiro é gasto aqui mesmo. O meu sonho é crescer aqui dentro, crescer junto com a empresa”.
Assim como a Via Júpiter, outras 34 empresas se instalaram em Sergipe, investimentos que somam R$ 704 milhões, e abriram oportunidades para pessoas como Gilvânia Silva dos Santos. "Depois que a Azaleia fechou, fiquei quase dois anos sem emprego. Após a minha contratação na Via Júpiter, consegui reestruturar minha vida, organizar as coisas pra ajeitar minha casa, coloquei meu filho na escola particular, enfim, fiz tudo que queria fazer. E isso aconteceu com muitos colegas meus. Todo mundo é muito agradecido por essa oportunidade, pois emprego aqui estava muito difícil".
O empreendimento foi implantado em Lagarto, mais especificamente no povoado Brasília, no segundo semestre de 2014. A unidade começou a operar com 35 pessoas e a previsão era que, após 5 anos, chegasse a 125 empregos. O diretor-presidente Francisco Edvaldo Rocha informou que o apoio do Estado foi fundamental para chegada da empresa em Lagarto.
“O motivo da nossa instalação em Sergipe foi o incentivo dado pelo governo do Estado e também porque havia aqui uma mão de obra qualificada, já que aproveitamos muitos funcionários da fábrica da Azaleia que fechou. Hoje, são 173 pessoas empregadas na filial de Lagarto, sendo 168 funcionários e cinco menores aprendizes. Hoje, a fábrica produz próximo de 3 mil pares de calçados que são vendidos em todo o Brasil. Fico muito feliz de ter chegado aqui e contribuir com a geração de emprego local e a diminuição do desemprego no nosso País”.
Nos últimos meses, além da Via Júpiter, Sergipe atraiu mais investimentos, como uma nova indústria de autopeças, uma empresa de alimentos, uma de produtos plásticos e de metal e uma fábrica de lâmpadas LED. Segundo o diretor-presidente da Codise, Eugênio Dezen, uma das potencialidades do estado é estar localizado próximo a duas grandes capitais, sendo Salvador e Recife, e ter capacidade de suprir a necessidade desses grandes estados, de modo a se tornar um ponto estratégico. “Aqui, temos a BR-101, que está sendo duplicada e promove facilidade no deslocamento. Há também um porto que não está com sua capacidade esgotada. É um porto que é ágil no recebimento e no despacho de mercadorias. Então temos todas essas facilidades. Além de termos toda parte norte da Bahia para atendermos através de nossas rodovias interestaduais”, comentou.
De acordo com Dezen, mesmo o país passando por um momento de crise, o Estado consegue atrair, por meio de incentivos, facilidades e da divulgação dos seus potenciais, a implantação de empresas. Ele conta que o Executivo Estadual valoriza a geração de empregos e a interiorização de empreendimentos, para que indústrias em locais com necessidade de abertura de postos de trabalho.
Segundo o assessor econômico do governo, professor Ricardo Lacerda, apesar dos últimos dois anos manter um certo cronograma de obras públicas com recursos como os Proinveste, Sergipe Infraestrutura e Sergipe Cidades, para, além de trazer benefícios para a população, atrair empreendimentos importantes e gerar empregos.
“O governo do Estado também se preocupa com as perspectivas da economia sergipana de impacto em termos de crescimento econômico e geração de empregos futuros. E o projeto de maior envergadura que está sendo tratado hoje é a usina termoelétrica Porto de Sergipe I. Esse empreendimento é de grande porte e vai, com o tempo, atrair outros investimentos. Além disso, existem outras ações que o governo vem desenvolvendo para a agricultura familiar no âmbito do projeto Dom Távora. Há também os investimentos em infraestrutura de Turismo, através do Prodetur, um conjunto de investimentos muito significativo. Ou seja, mesmo num quadro de dificuldades, o governo tem trabalhado muito para garantir investimentos e para garantir o futuro do estado”, destacou Lacerda.
O assessor também comentou sobre a inauguração, em 2016, da sede do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que incentiva a área de Ciência e Tecnologia. “Sergipe não fica apenas nas atividades profissionais e busca também iniciativas inovadoras, dando espaço para os jovens que têm perfis empreendedor e de criar empresas em áreas tecnológicas. Fora isso, Sergipe tem atraído investimentos também na área de energia eólica no Centro-Sul, na região de Riachão do Dantas. É um tipo de empreendimento que, além de garantir oferta de energia para a região e Sergipe, abre perspectivas importantes”, acrescentou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247