Seguro auto, robusto e sem descuidar do bolso

Proteger o veculo requer mais que o bsico contra roubo. Coberturas adicionais resguardam proprietrio contra grandes prejuzos em situaes comuns no trnsito

Seguro auto, robusto e sem descuidar do bolso
Seguro auto, robusto e sem descuidar do bolso (Foto: Shutterstock)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luciane Macedo _247 - Ler atentamente a apólice antes de fazer qualquer seguro é essencial. Mas o consumidor também precisa saber se está contratando o seguro que lhe atende pelo melhor custo-benefício. Quando o assunto é o seguro do carro, a maior preocupação é assegurar a reposição do automóvel em caso de roubo ou furto, além das enchentes. Ainda são poucos os motoristas que vão além das coberturas mínimas do seguro auto, sem saber que adicionais podem proteger o bolso de grandes prejuízos no futuro, além de garantir tranquilidade em situações imprevistas -- aquelas, que o motorista sempre acha que não vão acontecer com ele, só com os outros.

Para conciliar custos e benefícios da melhor forma e não amargar prejuízos que poderiam ter sido cobertos, é preciso entender um pouco do negócio (veja gráficos): saber das modalidades do seguro auto e qual a diferença entre elas, entender os prazos, direitos e deveres envolvidos na relação seguradora/segurado, e pesquisar quais empresas oferecem os melhores preços pelas coberturas adicionais mais adequadas ao perfil do motorista. Um seguro auto sob medida é sempre a melhor opção, inclusive para o bolso.

continua após o anúncio

"Hoje, a modalidade valor de mercado referenciado atende plenamente à reposição do bem", diz Vagner Curty Mello, gerente de produto Automóvel da Caixa Seguros. "É a cobertura mais comercializada porque a indenização sempre acompanha o valor de mercado do carro", explica. "Você pode aumentar esse valor pelo fator de ajuste, que varia de 10% a 15%". A outra modalidade de contratação do seguro auto é a chamada valor determinado do bem. "O valor determinado não sofre depreciação mensal ao longo da vigência da apólice, mas é um pouco mais caro", completa.

continua após o anúncio

(clique para ampliar)

continua após o anúncio

A proteção contra enchentes se tornou um item essencial no mercado de seguros de automóveis. "A enchente está inclusa na cobertura básica do nosso seguro auto", diz Mello. "O que pode gerar uma negativa no mercado é o fato de o cliente causar agravamento de dano", explica o gerente da Caixa Seguros. "As negativas são situações muito pontuais e a seguradora é que tem o ônus da prova, ou seja, tem que provar que houve agravamento de dano, mas são raras as situações".

Quem vai fazer o seguro auto não pode deixar de considerar, além da proteção do bem, os riscos a que todo motorista está exposto no trânsito. "Dos 40 milhões de carros de passeio circulando no país, só 20% estão segurados", comenta Mello. "O brasileiro faz seguro muito preocupado com o roubo do carro, ele acha que dirige bem e acaba pedindo coberturas mínimas", assinala. "Mas o risco de se envolver em colisão existe, pode acontecer a qualquer momento".

continua após o anúncio

Segundo o especialista da Caixa Seguros, uma apólice básica pode ficar ainda mais robusta com coberturas de danos materiais e corporais causados a terceiros, resguardando o segurado contra despesas imprevistas. "O dano material a terceiros se aplica a situações comuns no trânsito, como, por exemplo, bater na traseira de um taxista, na casa de alguém, no carrinho de um pipoqueiro", explica Mello. "Os danos corporais, em caso de atropelamento".

continua após o anúncio

(clique para ampliar)

continua após o anúncio

As seguradoras têm uma variedade de coberturas adicionais para proteger o bolso do motorista, mas elas também servem para garantir tranquilidade em caso de emergências. A Assistência 24h do seguro auto da Caixa Seguros envia táxi e guincho para resolver o problema no local e até passagem aérea, se for o caso, para que o segurado possa seguir viagem depois de um problema na estrada. Outro benefício é o motorista amigo. "Se o motorista tiver qualquer indisposição, pode acionar o seguro para chegar ao seu destino em segurança", diz Mello.

Na Caixa Seguros, as mulheres também podem melhorar o plano básico com vantagens adicionais. Com o Auto Mulher, elas podem contar com auxílio mecânico e reboque ilimitados, além do motorista amigo e outros benefícios. "Há isenção de franquia no primeiro sinistro e, em caso de roubo do veículo, ela terá um acompanhante até a delegacia para registrar a ocorrência", diz Mello. "Se faltar combustível, também terá seu carro levado ao posto mais próximo".

continua após o anúncio

Outro ponto importante que deve merecer toda a atenção de quem vai fazer o seguro do carro é o preenchimento correto do questionário de avaliação de riscos. "Se houver sinistro, será checado se as informações dadas eram corretas", previne o especialista da Caixa Seguros. "Por falta de conhecimento, é comum que o segurado diga ser ele o principal condutor do veículo, quando, na verdade, é o filho, e isso vai causar problemas depois, pode gerar uma negativa de atendimento no momento do sinistro", assinala Mello. "Também deve constar no questionário o modelo exato do veículo, para evitar problemas no recebimento da indenização".

(clique para ampliar)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247