Se Jarbas quiser criar novamente a União por PE, tô fora
A declarao do presidente nacional do PSDB, deputado Srgio Guerra, sepulta especulaes de que os partidos da oposio pernambucana poderiam se reunir em torno de um projeto poltico comandado pelo senador
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Gilberto Prazeres_247 – Se alguém imaginava que a diminuta oposição pernambucana poderia se reunir, numa provável reedição da União por Pernambuco (antiga coalizão que governou o Estado por oito anos), pode tirar o cavalo da chuva. Presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra, descartou de vez a possibilidade. "Se Jarbas quiser montar novamente a União por Pernambuco, tô fora", afirmou, sem cerimônias, durante entrevista à Rádio Folha.
O tucano lembrou que, nas eleições do ano passado, Jarbas Vasconcelos obteve uma votação “muito pequena”, frente ao governador Eduardo Campos (PSB). No pleito, o peemedebista conseguiu pouco mais de 14% dos votos válidos, diante dos impressionantes 82,8% conquistados pelo seu maior rival. O que, para Sérgio Guerra, inviabiliza uma nova aglutinação das forças oposicionistas.
O deputado federal não participou ativamente da campanha de Jarbas, no ano passado. Sérgio Guerra, que ocupava cadeira no Senado, preferiu deixar o seu “espaço” na chapa majoritária do peemedebista, para cuidar da postulação do então candidato à Presidência da República do seu partido, o ex-governador de São Paulo José Serra. Contudo, o comportamento de Guerra foi visto como traição por muitos “jarbistas”. Na oportunidade, o ex-deputado federal Raul Jungmann (PPS) assumiu, sem sucesso, o posto do tucano.
A especulação de uma aproximação entre Sérgio Guerra e Jarbas Vasconcelos se deu após as tentativas do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), que é pré-candidato a prefeito do Recife, no próximo ano, tentar aparar as arestas entre os ex-aliados.
Desde o início do ano, há o rumor, nos bastidores da política pernambucana, de que, após a eleição municipal do próximo ano, o PSDB passaria a integrar a base de apoio do governador Eduardo Campos. Possibilidade que, volta e meia, é levantada sem grandes resistências de integrantes da legenda. Vários prefeitos tucanos, em Pernambuco, já haviam apoiado a postulação do socialista.
O senador Jarbas Vasconcelos foi procurado pela reportagem do Pernambuco247, mas não foi localizado. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que ele encontra-se descansando e não iria comentar sobre a entrevista.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247