Ricardo Gomes já respira sem ajuda de aparelhos
Internado h 11 dias no CTI do Hospital Pasteur, o tcnico do Vasco vem tendo uma recuperao acima da mdia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Internado há 11 dias no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Pasteur, o técnico Ricardo Gomes vem tendo uma recuperação acima da média, de acordo com a equipe médica responsável pelo acompanhamento clínico do treinador. Na quinta-feira, foi retirado o tubo traqueal, de ventilação mecânica, e Gomes já completou 24 horas de respiração sem a ajuda de aparelhos, num processo conhecido como extubação.
"Ele está respirando muito bem sem o tubo e até o momento não cogitamos retornar com a prótese respiratória", diz o médico Fabio Guimarães Miranda. "Isso significa que a recuperação dele está acima da média. Já podemos considerar também que ele já passou do período de maior gravidade."
Ricardo Gomes vem tem tendo melhora diária no seu nível de consciência. Ele já reconhece familiares e esboça palavras isoladas. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital nesta sexta-feira, o treinador segue realizando fisioterapia motora e respiratória e iniciou as sessões de fonoaudiologia. "Ele já senta na poltrona com a ajuda da equipe e colabora com os movimentos durante as sessões de fisioterapia", contou o médico Ricardo Periard, outro que compõe a equipe que acompanha Gomes..
Os médicos, porém, seguem cautelosos quanto a previsões. "Ainda é cedo para avaliar o nível de melhora que ele terá na fala e no movimento, mas ele já está interagindo bem com a família e a equipe médica. O nível de consciência ainda oscila, no entanto ele apresenta momentos de lucidez mais duradouros", detalhou o médico José Antônio Guasti.
De acordo com o boletim médico, Gomes permanece com estabilidade clínica e neurológica, sem gravidade, e tem previsão de permanecer mais alguns dias no CTI.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247