Repasse federal a Manaus não cresce no mesmo ritmo de casos e mortes por coronavírus

A capital amazonense foi a quinta capital brasileira no índice de letalidade pela Covid-19 em 2020, mas a 26.ª no repasse de recursos proporcionais ao tamanho da população

Novas estatísticas apontam descaso do governo federal com Manaus
Novas estatísticas apontam descaso do governo federal com Manaus (Foto: Mário Oliveira/Prefeitura de Manaus | ucas Silva/Divulgação/Secom)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O dinheiro do governo federal repassado a Manaus (AM) para o combate ao coronavírus não acompanhou o mesmo ritmo do avanço de casos e mortes pela doença. A cidade foi a quinta capital brasileira no índice de letalidade pela Covid-19 em 2020, mas a 26.ª no repasse de recursos proporcionais ao tamanho da população. 

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, no ano passado a União transferiu R$ 341 milhões para Manaus em recursos diretamente relacionados ao coronavírus, incluindo o socorro financeiro para estados e municípios e o auxílio emergencial a trabalhadores informais e desempregados. A capital contabilizou 3.975 mortes pelo coronavírus no período. Mas o repasse de dinheiro só acompanhou proporcionalmente o crescimento dos casos a partir de julho, conforme a Inteligov.

continua após o anúncio

"No caso de Manaus, é como se o número de bombeiros suficientes para combater um incêndio só chegasse depois que a linha do fogo já se espalhou", afirmou o CEO da Inteligov, Raphael Caldas.

O governo do Amazonas afirmou "que não há recomendação da União sobre a aplicação de recursos vinculada ao número de casos de covid-19 e que os recursos recebidos foram aplicados de um modo geral na ampliação da capacidade da rede estadual de assistência à saúde". 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247