"Rapidez da queda de Dilma será a mesma da volta"
Governador da Bahia diz que as pessoas que protestam hoje vão perceber que o melhor para o Brasil é o projeto de continuidade do PT, diante das outras opções; Jaques Wagner compara o momento de agora com a explosão do mensalão em 2005; "Em maio e junho de 2005, ninguém falava que Lula seria reeleito. Mas o povo que condenou numa hora voltou atrás na outra"; sobre o plebiscito não ser bem o que a sociedade deseja, "Ela é a mãe de todas as reformas para responder aos protestos. Mas, se quiser fazer tudo, nada sairá"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Bahia 247
Provável coordenador da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff no Nordeste, o governador Jaques Wagner (PT) avalia que a insatisfação popular exposta nas ruas pelas manifestações das últimas semanas não vai atrapalhar o projeto.
Em breve entrevista ao Globo, Wagner dá indireta aos aliados que ensaiam e/ou ameaçam romper com o governo e aos que pegam carona no movimento popular para desgastar a imagem da presidente.
"Na hora do vamos ver, mesmo os nossos aliados que estão com o nariz torcido porque não conseguiram o que queriam vão se unir...".
O governador da Bahia diz também (embora com outras palavras) que as mesmas pessoas que protestam hoje vão perceber que o melhor para o Brasil é o projeto de continuidade do PT, diante das outras opções. Abaixo a entrevista de Jaques Wagner ao Globo.
Dilma está sozinha? Foi abandonada pelos movimentos sociais?
É um pouco de exagero. Ela não tem a mesma relação do Lula com os movimentos sociais porque esse é um processo que se constrói. Mas acho que, na hora do vamos ver, mesmo os nossos aliados que estão com o nariz torcido porque não conseguiram o que queriam vão se unir. Se precisar ir para as ruas, se houver percepção de que o projeto está ameaçado, o pessoal vai.
Qual o projeto? Dilma ou a volta de Lula?
Não acho que 2014 esteja na agenda dele. A agenda do Lula é Dilma em 2014. Não sei se está 2018. Acho que não. Um cara que sai do governo com nível de aprovação dele tem um patrimônio, e eu cuidaria desse patrimônio.
Lula aparece melhor nas pesquisas...
Além do patrimônio que carrega, ele é beneficiado porque não está à frente do governo. Não sei se isso não iria acontecer num eventual terceiro mandato de Lula.
É possível reverter a queda nas pesquisas?
Em maio e junho de 2005 (um ano antes da eleição, quando estourou o escândalo do mensalão), ninguém falava que Lula seria reeleito. Mas o povo que condenou numa hora voltou atrás na outra.
Dilma volta a subir nas pesquisas com rapidez?
Acho que a rapidez da queda será a da volta. Não há um processo de desgaste em curso. O problema é pontual. As pessoas estão irritadas, mas, se forem perguntadas sobre qual perfil querem para a Presidência, a roupa vai cair nela.
Reforma política não parece ser um desejo das ruas...
Ela é a mãe de todas as reformas para responder aos protestos, porque pode devolver a credibilidade. Mas, se quiser fazer tudo, nada sairá. Defendo o fim das coligações proporcionais, financiamento público, mandato de cinco anos sem reeleição, e unificação das eleições.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247