Queimadas aumentaram em 25% número de internações de idosos indígenas em 2019
O número de internações hospitalares de idosos indígenas aumentou 25%, em média, no ano de 2019 por causa das queimadas. Para 2020, o cenário é preocupante, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA)
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Instituto Socioambiental (ISA) informou que o número de internações hospitalares de idosos indígenas aumentou 25%, em média, no ano de 2019 por causa das queimadas. Cientista ambiental e um dos autores do estudo, divulgado nesta terça-feira (25), Antônio Oviedo afirmou que "temos um cenário bastante preocupante".
"Diversos estudos mostraram que uma parte do que foi desmatado no ano passado não foi queimado ainda. Desde janeiro, a gente tem um aumento do desmatamento e essa outra parte da floresta derrubada também não foi queimada", disse. O relato foi publicado no portal G1.
De acordo com o pesquisador, as condições climáticas estão favoráveis para a queima em 2020. As águas do Oceano Atlântico estão mais quentes, o que implica em um período maior de seca na região amazônica.
As críticas à gestão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, aumentaram a partir do segundo trimestre deste ano, após a divulgação de conteúdo de um vídeo da reunião ministerial que aconteceu no dia 22 de abril, quando Salles sugeriu que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa voltada à pandemia de Covid-19 para aprovar "reformas infralegais de desregulamentação e simplificação" na área do meio ambiente e "ir passando a boiada".
Um levantamento publicado na semana passada pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com o Instituto Talanoa mostrou que, entre março e maio deste ano, o governo publicou 195 atos no Diário sobre o meio ambiente. Nos mesmos meses de 2019, foram apenas 16 atos publicados relacionados ao tema, um aumento de 12 vezes.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247