Protesto em Aracaju ocorre na 5ª; com foco: quer passagem a R$ 1,92
“A passagem subiu 170% em Aracaju nos últimos 12 anos. É a menor capital do Nordeste, com a segunda tarifa mais cara das capitais da região. Isso evidencia como o poder público vem se posicionando sempre a favor dos empresários. Fizemos um lado técnico da tarifa e constatamos diversas fraudes, que mostram porque o transporte é péssimo e mesmo assim a passagem é tão cara. Há inclusão de custos que não existem”, afirma Demétrio Varjão; concentração da versão local das manifestações será em frente ao Tribunal de Justiça, a partir das 16h; pelo Facebook, quase 20 mil confirmaram presença
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Valter Lima, do Sergipe 247 – “Há uma grande contradição no Brasil, que não é de agora e que vem se agudizando há alguns anos: somos o sétimo país mais rico do mundo, o país das grandes construções e eventos, mas a população não vê os benefícios de todo esse crescimento e não se sente representada pela classe política. Estamos no ano da Copa das Confederações, as insatisfações se acirraram e o Estado passou a coibir as manifestações de uma forma mais dura, para não manchar a imagem do país. Dada a repressão que a polícia veio dando, a mídia não teve como esconder. Com isso sendo mostrado, a população ficou indignada e foi para as ruas”.
Quem faz esta análise sobre o crescimento das atuais manifestações populares por todo o país é o economista Demétrio Varjão, líder do Movimento Não Pago, que realizará na próxima quinta-feira (20), em Aracaju, a versão local dos protestos. Por aqui, o foco central continuará sendo o reajuste da tarifa do transporte público. O grupo se reunirá em frente ao Tribunal de Justiça do Estado, a partir das 16h.
Não é de hoje que o movimento se manifesta contra o recente aumento da passagem, que saltou de R$ 2,25 para R$ 2,45, na capital sergipana. Desde março, o “Não Pago” tem denunciado irregularidades nas planilhas, que definem a alteração no valor da tarifa. O grupo realizou estudos que mostram que a passagem deveria ser de R$ 1,92. Além disso, com a desoneração de alguns impostos, realizada pelo Governo Federal, a prefeitura já deveria ter discutido com os empresários e determinado a redução em R$ 0,10 do atual valor. Ou seja, o prejuízo diário para quem faz uso do transporte público na capital tem sido enorme.
“A passagem subiu 170% em Aracaju nos últimos 12 anos. É a menor capital do Nordeste, com a segunda tarifa mais cara das capitais da região, perdendo apenas para Salvador. Isso evidencia como o poder público vem se posicionando sempre a favor dos empresários. Fizemos um lado técnico da tarifa e constatamos diversas fraudes, que mostram porque o transporte é péssimo e mesmo assim a passagem é tão cara. Há inclusão de custos que não existem”, afirma Demétrio, em entrevista ao Sergipe 247.
Segundo ele, na planilha produzida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público (Setransp), haveria custos com protetor de câmara de ar, sendo que os pneus dos ônibus que circulam na Grande Aracaju não possuem mais este mecanismo; haveria salários de cobradores de micro-ônibus, quando se sabe que este tipo de veículo tem apenas o motorista; teria superfaturamento de preços de óleo e combustível e haveria ainda super salários de R$ 11 mil e ticket alimentação de R$ 2 mil, de pessoal administrativo das empresas, quando se sabe que os salários não chegam a tanto.
“O laudo técnico mostrou que se fossem refeitas as contas e retiradas essas irregularidades, a passagem reduziria para R$ 1,92. Com a redução dos impostos recente, houve desoneração de 3,65%, que representa quase R$ 0,10. Mas o que a gente percebe, diante de tudo que estamos denunciando, é que o Ministério Público, a Prefeitura de Aracaju e a Câmara de Vereadores fazem vista grossa”, critica.
Por isto, o Movimento Não Pago entrou com uma ação popular na Justiça Estadual pedindo a redução do preço da passagem na semana passada, o que motiva a realização da concentração do protesto desta quinta-feira em frente ao prédio do TJ. “Vamos cobrar da Justiça uma resposta, vamos fazer pressão, porque milhares de pessoas estão sendo lesadas”, justifica.
Demétrio Varjão espera grande adesão da população ao protesto de quinta-feira. Pelo Facebook, quase 20 mil pessoas já confirmaram presença. É um número muito mais representativo do que de manifestações anteriores do movimento, que reuniu, nos seus dias mais cheios, 250 pessoas. “Por estarem na mídia os protestos nacionais, algo tão pautado, começo a perceber que um maior número de pessoas poderá participar”, afirma. Na versão sergipana, a participação de partidos políticos não está proibida, desde que o movimento não perceba “cunho oportunista”.
Fotos: F5 News e Jornal do Dia
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247