Problemas da Arena PE alertam o governo
Após à mobilidade na ida e na volta para casa ter sido a principal reclamação dos torcedores que foram ao estádio no domingo 16, o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, responsabilizou a CBTU, que coordena a operação do metrô, e a Fifa pelas poucas vagas de estacionamento; o temor é que os problemas relatados prejudiquem a imagem da gestão de Eduardo Campos (PSB) e respinguem sobre os seus planos de disputar o Planalto em 2014
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
PE247 – Após à mobilidade na ida e na volta para casa ter sido a principal reclamação dos torcedores que foram ao estádio Arena Pernambuco, neste domingo (16), assistir ao confronto entre Espanha e Uruguai, o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, responsabilizou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que coordena a operação do metrô. Além disso, o dirigente culpou a Fifa pela pouca quantidade de vagas no estacionamento do estádio – foram duas mil vagas, enquanto que o local terá disponibilidade para 4,7 mil. O temor é que os problemas relatados prejudiquem a imagem da gestão de Eduardo Campos (PSB) à frente do Governo do Estado e respinguem sobre os seus planos de disputar o Planalto em 2014.
"A operação da estação Cosme e Damião é de responsabilidade exclusiva da CBTU, que é do Governo Federal. Se houve falha na operação, vamos solicitar que a Companhia apresente melhorias. E, diante das reclamações que recebemos, percebemos que falhas ocorreram", disse Leitão à Rádio JC/CBN. Depois de uma avalanche de queixas, o secretário disse que cobrará do Grande Recife Consórcio de Transportes uma operacionalização mais eficiente dos ônibus no trajeto que vai da estação ao estádio, cuja distância é 1,8 km.
O dirigente reforçou que o Governo do Estado elaborou um plano de mobilidade para a Copa das Confederações. Porém, o sistema de ônibus e metrô não conseguiu dar conta dos 42 mil torcedores que foram ao estádio, cuja capacidade é de 46 mil pessoas. Os ônibus, muitas vezes, saíam superlotados. As informações dão conta de que alguns veículos chegaram a quebrar por ficarem parados muito tempo parados em uma ladeira.
Durante a entrevista, Leitão se mostrou irritado com as perguntas feitas pelos jornalistas, pedindo para não ser interrompido, e preferiu focar na segurança dos torcedores em vez de comentar sobre as dificuldades no transporte público. "Posso concluir? Obrigado. Elas chegaram em tempo e segurança. Não houve registros de roubos, agressões, nem homicídio. O esquema de segurança funcionou bem e nós vamos mantê-lo", disse. "O que queremos e atingimos era que as pessoas chegassem na Arena a tempo de ver o jogo, com conforto e segurança. Por isso pedimos que elas saíssem de casa com antecedência", acrescentou.
Com relação à disponibilidade de vagas no estacionamento do estádio, Leitão justificou: "Quando a Arena receber jogos do Náutico, o estacionamento será liberado e as pessoas poderão parar a 200 metros do estádio. A operação da Copa é diferente da que será adotada posteriormente. Isso porque a Fifa solicitou uma área de 20 mil metros quadrados, que ocupa os estacionamentos", afirmou.
Em seu discurso, Leitão disse que a população pode colaborar com o Governo Estadual apresentando sugestões para a construção de um estacionamento. "Se alguém identificar nas proximidades da Arena um terreno em que o Governo do Estado possa instalar um estacionamento, nós agradecemos. Se recebermos essa informação, vamos construir um estacionamento alternativo", acrescentou.
Sobre a BR-408, que dá acesso ao estádio, Leitão explicou que a rodovia não foi liberada para o tráfego de veículos porque foi utilizada por representantes da Fifa, com a chegada de árbitros, convidados especiais, jornalistas, voluntários e delegações. "A rodovia só conta com duas faixas. Poderíamos liberar uma delas para veículos comuns, táxis ou ônibus, mas corremos o risco de provocar uma grande retenção", complementou. O dirigente aconselhou os torcedores a saírem cedo de suas casas para que os metrôs não fiquem lotados.
Mas as queixas não foram apenas com relação ao transporte público. Vários torcedores reclamaram da pouca quantidade de caixas no estádio, de falta de comida e dos preços dos produtos. Um cachorro-quente, por exemplo, estava custando R$ 8,00 e as latas de cerveja, entre R$ 9,00 e R$ 12,00. "A Fifa opera a Arena desde o dia 24 de maio e a concessão se estende até o dia 28 de junho. Nesse período, a instituição é responsável por tudo, desde a transmissão da partida para o resto do mundo até a colocação de papel higiênico nos banheiros. O problema das lanchonetes foi um erro da operação interna", disse.
Leitão afirmou que o Governo Estadual informou à Fifa sobre as reclamações dos torcedores. "Claro que nós reclamamos e pedimos informações oficiais para ver o que realmente aconteceu. Vamos cobrar que a operação seja cada vez melhor", disse.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247